Artur Luiz Andrade   |   30/06/2016 08:03

Corporativo prefere self booking a agência; veja gráficos

No ano passado, o Sabre fez uma pesquisa com viajantes a negócios, para saber as tendências para os próximos quatro anos. As três prioridades desse viajante eram: mobilidade (80%), segurança (78%) e meios de pagamento (66%). Então este ano, em parceria com a


MENOS AGÊNCIA, MAIS AUTONOMIA
O primeiro indicador (vermelho) mostra o uso de ferramentas de self booking, enquanto o segundo (laranja) traz o interesse no apoio de agências de viagens corporativas (TMCs) e o departamento interno de viagens das empresas


No ano passado, o Sabre fez uma pesquisa com viajantes a negócios, para saber as tendências para os próximos quatro anos. As três prioridades desse viajante eram: mobilidade (80%), segurança (78%) e meios de pagamento (66%).

Então este ano, em parceria com a GBTA, o Sabre decidiu focar no item mais destacado na pesquisa anterior (mobilidade), e saber como o viajante a negócios se comporta no mundo digital, tendo o smartphone como peça principal do estudo.

Foram ouvidos 1.726 viajantes da Europa e América do Norte, com média de idade de 43 anos e sete viagens por ano. Um dos principais resultados da pesquisa foi ver como os millennials impactam as viagens corporativas.

A previsão é que já em 2020 a geração Y (que hoje têm entre 18 e 35 anos) sejam 50% da força de trabalho, hoje dominada por outros grupos, especialmente o público X (35 a 54 anos).

Segundo dados divulgados no Sabre TTX, a conexão móvel (mobilidade que eles chamam) é usada durante as viagens para navegação (81%) e achar o que fazer (67%). Oitenta por cento dos gestores de viagens consideram o mobile uma prioridade. E 60% dos business travelers viajam com pelo menos três dispositivos: smartphone, tablet e notebook.


DESTAQUES DA PESQUISA
1) Preferência por ferramentas de self booking. Nesse caso, a geração não influencia, pois os X (35 a 54 anos) são os que mais têm interesse nesse tipo de ferramenta, buscada por todas as idades;

2) O gerente do Sabre, Brad Bennett, considerou baixo (20%) o índice de empresas que possuem um app e alto (46%) o de empresas que sequer indicam apps de viagens preferenciais a seus viajantes;

3) O aéreo é o segmento mais utilizado pelos viajantes, mas a reserva de hotéis foi uma surpresa positiva, assim como foi uma surpresa negativa a baixa adesão ao Uber e Lyft (apps de corrida), haja vista o barulho que fazem na mídia. Mas se for olhar por geração, os millennials estão mais propensos a usar serviços compartilhados de transporte e hospedagem. Portanto, é uma tendência que vai crescer;

4) Os viajantes querem personalização de produtos, mas por outro lado dizem que não estão dispostos a compartilhar informações com as empresas. Mal sabem eles que já compartilham. Em um perfil de reserva no Sabre, por exemplo, há 160 informações do passageiro;

5) No item método de pagamento, foi surpresa ver que o cartão de crédito pessoal é o mais usado para pagar despesas, à frente do cartão corporativo. E a geração dos millennials é a mais propensa a usar mobile payment (pagamento com o celular), com 79%;

6) No quesito segurança, 61% dos viajantes americanos se dizem dispostos a serem rastreados pela empresa, por conta de possíveis problemas de segurança. No caso de um ataque ou desastre natural, eles seriam encontrados com mais facilidade. E 43% disseram que no caso de problemas de segurança ligam ou mandam e-mail para suas empresas, o que revela alto uso de meios considerados "tradicionais";

7) Social media também teve baixo uso, mas se olharmos só os millennials vemos que é algo que vai dominar também as viagens de negócios, ainda mais com o bleisure (negócios e lazer) tomando cada vez mais espaço na agenda dos viajantes e com as empresas mais preocupadas com o bem estar desse viajante corporativo.










Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18746 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.