Renato Machado   |   13/07/2016 17:53

Google quer ser “conselheiro” do mercado de Turismo

O Google parece estar cada vez mais interessado no potencial mercadológico do Turismo. Movimentações da companhia indicam que ela estaria em busca de ocupar um papel central na forma como o mercado de viagens é comercializado e consumido na internet. Para isso, a empresa

Divulgação
O Google parece estar cada vez mais interessado no potencial mercadológico do Turismo. Movimentações da companhia indicam que ela estaria em busca de ocupar um papel central na forma como o mercado de viagens é comercializado e consumido na internet. Para isso, a empresa estaria disposta a dialogar com o trade dos Estados Unidos, incialmente.

De acordo com o portal de notícias Tnooz, no início de junho o Google criou um “Conselho da indústria do Turismo”, reunindo em São Francisco representantes de rede de hotéis (Marriott e Hilton), OTAs e outros intermediários (Expedia, Airbnb, Rome2Rio e Tripadvisor), bureaus (Visit Florida), associações (GBTA), agências de investimento (Thayer Ventures), empresas de tecnologia (Concur e Travel Click) e consultores (McKinsey). Os vice-presidentes de compras, Jon Alferness, e viagens, Oliver Heckmann, estariam por trás da iniciativa.

A informação é de que a criação do conselho seria uma tentativa do Google de esfriar os ânimos dos grandes players do segmento, que se viram ameaçados com o posicionamento mais atuante da gigante da internet, extrapolando seu papel inicial de simples provedora de resultados em pesquisas – o que tem causado perdas financeiras para algumas empresas.

O passo seguinte desse novo posicionamento do Google foi a criação de uma espécie de guia para empresas do mercado do Turismo, com estratégias para um melhor aproveitamento de potenciais consumidores na internet. Dividido em quatro “micro momentos” – “sonhando”, “planejando”, “reservando” e “experimentando” –, o guia possui dados de acesso das plataformas Google e conta ainda com dicas e estratégias de captação dos clientes.

“Você não pode vencer se não estiver no jogo. Identifique os micro momentos de viajantes que têm o perfil do seu negócio e então se comprometa a estar lá quando eles ocorrerem”, diz o guia em dado momento. “Se você pretende ganhar os corações e mentes (e negócios) dos viajantes, você precisa fazer mais do que apenas estar disponível. Seja relevante quanto às necessidades das pessoas naquele momento. Os conecte com a inspiração que eles buscam e com as respostas que eles querem”, sugere o Google.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Renato Machado

Renato Machado tem 1403 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS