Brunna Castro   |   20/07/2017 11:50

Amadeus: viagens serão personalizadas e "ininterruptas"

Personalização e seamlessness. Essas são as duas tendências mais relevantes para o sucesso do setor de viagens nos próximos cinco ou sete anos, conforme destaca a Amadeus em estudo recente, realizado em parceria com a A. T. Kearney.

Pixabay
Personalização e seamlessness. Essas são as duas tendências mais relevantes para o sucesso do setor de viagens nos próximos cinco ou sete anos, conforme destaca a Amadeus em estudo recente, realizado em parceria com a A. T. Kearney.

A personalização, para a Amadeus, aparece em oposição ao mercado massificado e é facilitada pela tecnologia (como big data e inteligência artificial), pela disposição de governos e de consumidores em compartilhar dados, pelo elevado poder de compra dos viajantes e pela economia compartilhada. O estudo ainda destaca o alto nível de fidelização das relações nesse contexto, uma vez que os consumidores não mais procuram por aquilo que querem, já que as empresas já podem ter essa informação.

O conceito de seamlessness, ou desprendimento, por sua vez, se coloca como um contraponto à fragmentação. As viagens, nesse sentido, oferecem experiências mais convenientes, com conexões entre os meios de transporte e facilidade para adaptação, por conta da tecnologia mobile. Soluções de pagamento, reconhecimento por voz e tradução automática também são itens que tornam as viagens mais fáceis.

Com tais tendências, a Amadeus destaca a criação de quatro "mundos" macroeconômicos distintos:
  • Picasso: um cenário baseado em um mundo fragmentado, com preocupações crescentes sobre segurança. O nacionalismo crescente fragmenta o mundo e os países passam a adotar políticas mais protecionistas. Em relação às viagens, surge a demanda por personalização e inovação;
  • Dali: cenário no qual a prosperidade econômica leva ao compartilhamento de dados, com leis de privacidade mais relaxadas e regulamentação mais branda. Com o acesso aos dados, a personalização se torna mais fácil, além de benefícios como controle menor nas fronteiras;
  • Bosch: cenário fragmentado no qual o protecionismo se destaca, impondo fortes regulamentações. Ameaças como o terrorismo geram desconfiança em questões de segurança, o que inibe o crescimento de uma economia orientada por dados. Dessa forma, os consumidores recorrem a marcas estabelecidas e confiáveis no setor de viagens;
  • Warhol: com o crescimento da economia na Ásia e a estagnação no Ocidente, tal cenário destaca a continuidade da colaboração além das fronteiras e o desenvolvimento da economia baseada em dados. O cenário também aponta para a personalização como um nicho por conta dos recursos limitados dos consumidores, entre outros fatores.
Para o vice-presidente de Estratégia Corporativa da Amadeus, Alex Luzarraga, os cenários não aparecem como forma de "prever o futuro, mas um prognóstico". O desafio, portanto, está relacionado a compreender a velocidade das mudanças no setor para então estar apto a adaptações.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Brunna Castro

Brunna Castro tem 1010 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS