Claudio Schapochnik   |   27/11/2009 16:47

Iata fala de nova tecnologia na reunião do Favecc

Filipe Reis e Luís Carlos Vargas, da Iata Brasil, foram convidados pelo Favecc e fizeram uma apresentação aos executivos do fórum na Reunião Ordinária 2009 – a última do ano –, que aconteceu hoje pela manhã no hotel Sofitel Jequitimar Guarujá

GUARUJÁ (SP) - Filipe Reis e Luís Carlos Vargas, da Iata Brasil, foram convidados pelo Favecc e fizeram uma apresentação aos executivos do fórum na Reunião Ordinária 2009 – a última do ano –, que aconteceu hoje pela manhã no hotel Sofitel Jequitimar Guarujá, na praia de Pernambuco. Reis, que fez a apresentação, falou, entre outros temas, de novas tecnologias e novos processos que facilitem a vida dos passageiros.

Reis disse que a Iata está conversando com técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sobre novas formas de identificação dos passageiros. “Há uma norma da Anac, a de número 52, que trata desse tema e estamos reescrevendo-a para agregar novas modalidades que a tecnologia de hoje já permite, como o celular e a internet”, explicou o diretor da Iata Brasil. “Gostaríamos que os dados biométricos e a RIC, a nova carteira de identidade dos brasileiros, aprovada pelo governo federal, onde em um chip estarão armazenadas diversas informações, também sejam aceitos.”

O diretor da Iata Brasil falou ainda da tecnologia e-gates. Trata-se de um boarding pass eletrônico, “que, obviamente, não terá o selo da taxa de embarque, e trará inúmeras facilidades para as aéreas, os aeroportos e os passageiros”, contou ele. “E, por exemplo, se a viagem tiver muitos trechos, apenas um código vai armazenar todas as informações necessárias.”

NOVO TRÂMITE PARA ESTADOS UNIDOS
Filipe Reis ressaltou durante sua apresentação a nova norma do governos dos Estados Unidos, que vai exigir que as aéreas enviem diversas informações dos passageiros antes do embarque para aquele país. “A nova norma começou a valer no mês passado e entrará em vigor de fato em março ou abril de 2010”, afirmou o diretor. “Os GDSs terão um campo para o preenchimento dos dados, que deverá ser digitado no momento da reserva.”

Segundo Reis, a digitação deve ser feita com muita atenção, “pois se os dados não estiverem corretos ou não forem preenchidos corretamente, a reserva cairá”. E, ainda segundo o executivo, “há uma cláusula de privacidade” garantida pelo governo daquele país”.

Para o presidente do Favecc, Francisco Leme da Silva, a apresentação da Iata “foi muito boa, pois conhecemos o que virá pela frente, as tendências”. Segundo ele, a presença dos executivos da Iata revelam que as duas entidades “têm um bom relacionamento e transparência total”.


*Fonte: O Portal PANROTAS viaja a convite do Favecc

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Claudio Schapochnik

Claudio Schapochnik tem 16089 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS