Artur Luiz Andrade   |   07/12/2020 12:44   |   Atualizada em 07/12/2020 12:51

MTur quer fomentar Turismo rodoviário e de proximidade

Ministro do Turismo fez percurso nas cidades históricas de Minas Gerais

Gustavo Messina/MTUR
Uma das metas do Ministério do Turismo na Retomada do setor é estimular as viagens rodoviárias e as de proximidade - para destinos com até 300 quilômetros de distância de quem quer viajar. O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, percorreu de ônibus, na última sexta-feira (4/12), os municípios de Ouro Preto e Mariana, em Minas Gerais. Eles fazem parte da Rota do Ouro e estão a pouco mais de 100 quilômetros de Belo Horizonte e podem ser percorridos de carro ou de ônibus convencional.

“O objetivo de Ministério do Turismo é incentivar essa retomada do turismo responsável, com consciência, mas também fomentar o turismo de proximidade, em um raio de até 300 quilômetros de onde as pessoas vivem, sempre obedecendo a todos os protocolos de biossegurança”, disse Álvaro Antônio durante a viagem. “Sabemos que o turismo não é o vilão dessa história. Portanto, nós queremos, por meio das medidas de biossegurança sugeridas pelo selo Turismo Responsável, conceder a todos os turistas do Brasil segurança e confiança nas viagens”, completou.

Em Ouro Preto, primeira cidade brasileira considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, Álvaro Antônio participou da inauguração da revitalização do Parque Horto dos Contos. Logo após, a Praça Tiradentes foi o destino do ministro. O local, que é cercado de prédios coloniais, foi palco de um dos principais acontecimentos históricos do Brasil e onde está a estátua de Tiradentes, principal personagem da Inconfidência Mineira.

A viagem continuou e Mariana foi o destino final. A cidade fica a 15 quilômetros de Ouro Preto. Lá, foi visitada a praça central da primeira capital da então Capitania de Minas Gerais. Além disso, o ministro verificou a obra de restauração da Igreja de São Francisco e da Casa do Conde de Assumar para implantação do Museu da Cidade de Mariana, que conta com recursos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão vinculado ao Ministério do Turismo.

“Esse é só um exemplo dos diversos destinos brasileiros que podem ser visitados em uma viagem curta ou até em um bate-volta. Vamos conhecer as belezas que o nosso país possui, observando todos os protocolos de biossegurança e destacando os estabelecimentos com o selo Turismo Responsável”, finalizou o ministro.

Gustavo Messina/MTUR



Tópicos relacionados