Filip Calixto   |   23/08/2019 17:49   |   Atualizada em 23/08/2019 17:51

Salão Estadual do Turismo do RJ é aberto ao público

O evento acontece no Armazém 2 do Píer Mauá, e estão representados nele os vários segmentos da atividade como aventura, cultural, acessibilidade, histórico e mais.

Divulgação
O Salão Estadual do Turismo foi aberto hoje (23) e pode ser visitado gratuitamente
O Salão Estadual do Turismo foi aberto hoje (23) e pode ser visitado gratuitamente
Representantes turísticos de várias cidades do Rio de Janeiro participaram da solenidade de abertura do Salão Estadual do Turismo. O evento acontece no Armazém 2 do Píer Mauá, na capital fluminense, até o próximo domingo, 25, e estão representados nele os vários segmentos da atividade como aventura, cultural, acessibilidade, histórico e muito mais.

O secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Otávio Leite, ressalta que a proximidade entre todos os setores envolvidos no segmento turístico é fundamental para o desenvolvimento da atividade. "Troca de ideias, acerto de parcerias, apresentação de projetos, enfim, essa sinergia que está presente no Salão Estadual do Turismo colabora para que tornemos, efetivamente, o Turismo um produto fundamental para o crescimento econômico do Rio de Janeiro. O Turismo é nossa vocação master e como bem proclama o governador Wilson Witzel será o nosso novo petróleo. O interior do Estado tem vários barris de petróleo a serem explorados", diz o Secretário.

No salão, há uma área destinada às rotundas onde estão representadas as 12 regiões turísticas do Estado, além de entidades do Turismo. No local, técnicos do Turismo de cada cidade apresentam as particularidades de seus municípios, distribuem material promocional e tiram dúvidas sobre acesso e infraestrutura turística.

O evento também oferece aperfeiçoamento profissional. As palestras, oferecidas no Espaço do Conhecimento, despertaram o interesse de 3,8 mil pessoas que se inscreveram para ouvir professores, técnicos e empresários da área a apresentarem temas atuais e de importância para o Turismo durante os quatro dias de evento.

Divulgação
Ao entrar, o visitante preenche um cartão que é depositado em uma urna
Ao entrar, o visitante preenche um cartão que é depositado em uma urna
Entre as novidades apresentadas no Salão do Turismo, destaque para o lançamento do novo projeto do SindHotéis Rio (Hotéis Rio). Trata-se de um banco de currículos onde estudantes e profissionais em busca de uma oportunidade podem se cadastrar. A hotelaria é um dos maiores geradores de empregos. Além de mais de 40 mil postos de trabalhos fixos diretos e até 120 mil indiretos, em cerca de 80 funções dentro da operação hoteleira, chega a impactar mais de 500 setores da economia. Na alta temporada, o índice de contratações tem incremento na ordem de até 20%. Os interessados devem acessar hoteisrio.com.br/oportunidades .

Segundo o presidente do Hotéis Rio, Alfredo Lopes, a estimativa é de que cada quarto de hotel gere cerca de quatro empregos, sendo um direto e três indiretos.

"Temos orgulhosamente a rede hoteleira mais moderna do País, por isso achamos oportuno aproveitar a grande visibilidade e relevância do Salão Estadual do Turismo, retornando este ano ao calendário do trade, para lançar o Banco de Currículos do Hotéis Rio. Nosso objetivo é encurtar o caminho entre os hotéis e os candidatos, além de otimizar o trabalho das equipes de Recursos Humanos", explica Lopes.

O Salão Estadual do Turismo pode ser visitado gratuitamente. Ao entrar, o visitante preenche um cartão que é depositado em uma urna. Durante o dia são realizados sorteios que oferecem como prêmios estadas em hotéis de cidades do interior, saltos de paraquedas, voos panorâmicos de helicóptero e muito mais.

Tópicos relacionados