Home office: 5 dicas para ser mais produtivo

|

Desde o início da pandemia de covid-19, empresas e profissionais tiveram que se adaptar a novas modalidades de interação e trabalho. Inicialmente visto apenas como uma opção de trabalho à distância para suprir o isolamento social, o home office provou ser uma alternativa eficiente e produtiva.

De acordo com o MIT Technology Review Brasil, por exemplo, oito em cada 10 empresas pretendem manter algum tipo de home office. Para os profissionais, 10% dos entrevistados não desejam mais regressar ao escritório após o fim da pandemia.
Divulgação
Para melhorar o home office, é preciso que líderes e gestores avaliem oportunidades de acordo com as tendências
Para melhorar o home office, é preciso que líderes e gestores avaliem oportunidades de acordo com as tendências
Aliado ao modelo de trabalho híbrido,72% das empresas almejam manter o trabalho à distância, 58% estudam a frequência das atividades à distância e 34% pretendem manter o home office entre uma e quatro vezes por semana.

Se a tendência é que o trabalho seja cada vez mais em casa, o que é necessário para garantir um home office produtivo?

5 DICAS PARA GARANTIR UM HOME OFFICE PRODUTIVO
Ainda que muitas organizações já estejam operando no modelo de home office, é possível que gestores e líderes avaliem oportunidades para melhorar as operações, visto que, de acordo com as tendências, trata-se de um modelo que vai permanecer. Algumas dicas incluem:

  • Dar exemplo: gestores e líderes devem ser os primeiros a demonstrar que o home office produtivo é possível por meio do exemplo pessoal, engajando as equipes a adotar boas práticas nesse modelo;
  • Acompanhar a produtividade: a mensuração da produtividade das equipes é fundamental para verificar a operacionalização do home office e as possibilidades de otimização das atividades, seja pela reformulação de processos, políticas ou ferramentas;
  • Melhorar e adaptar a comunicação interna: mesmo no home office é essencial que as equipes atuem conjuntamente, o que depende da definição de ferramentas e diretrizes de comunicação que considerem o cenário;
  • Promover ações em prol da cultura organizacional: apesar do trabalho em casa, a disseminação dos valores da companhia por meio da cultura organizacional é determinante para que os colaboradores mantenham-se engajados e motivados;
  • Investir em tecnologias: a modernização tecnológica é determinante para operações produtivas no home office e no modelo híbrido, pois garante que os profissionais tenham mais agilidade e eficiência na execução das atividades sem que a distância seja um fator limitante.

Leia também: Dicas para home office produtivo: como as tecnologias podem ajudar

Para realização do trabalho híbrido com qualidade, as empresas devem pensar na infraestrutura necessária, como maior adesão às novas tecnologias, políticas de cibersegurança, adaptação de processos e operações e controle de despesas dos colaboradores em casa. Além disso, devem ser firmadas parcerias para propiciar locais adequados ao trabalho à distância, como em coworkings.

É imprescindível ressaltar que se tratando de trabalho presencial, os escritórios devem ser reestruturados para garantir uma organização do espaço que atenda às medidas sanitárias, como mais espaço, menor fluxo de pessoas e maior ventilação.

Saiba mais: Como fazer a análise de KPIs para ter sucesso na gestão de despesas

Conheça o SAP Concur
Uma das tecnologias que podem ser incorporadas na estratégia da empresa é o SAP Concur que otimiza, automatiza e organiza os processos de prestação de contas dos colaboradores, como de viagens e home office, e facilita o reembolso.

Unindo o SAP Concur com uma política de gastos clara e eficiente, é possível melhorar a
experiência dos colaboradores, seja no modelo híbrido ou home office. Conheça aqui o SAP Concur e como a tecnologia influencia para um home office produtivo.
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA