Da Redação   |   08/12/2025 00:00

Viagens corporativas em 2025: por que o presencial ainda é estratégico

Pesquisa global da SAP Concur com 5 mil profissionais revela novas dinâmicas do mercado corporativo

Divulgação

As viagens a negócios seguem firmes como peça estratégica no mundo corporativo — mesmo diante de incertezas econômicas, tensões geopolíticas e avanços das reuniões virtuais. Em seu 7º ano, a Pesquisa Global de Viagens a Negócios, realizada pela Wakefield Research em parceria com a SAP Concur, ouviu mais de 5.000 profissionais em 29 países e revela que, apesar dos desafios, o deslocamento presencial continua gerando resultados e fortalecendo relacionamentos essenciais para o sucesso das empresas.

O estudo mostra que 89% dos viajantes, 93% dos gestores de viagens e 90% dos CFOs esperam que os orçamentos de viagem aumentem ou se mantenham. No entanto, o chamado travelscrimping — cortes discretos para esticar o orçamento — já afeta o bem-estar dos viajantes. Acesso reduzido a voos diretos, menos upgrades e limitação de pernoites fazem com que 85% dos colaboradores considerem usar recursos próprios para manter conforto e segurança durante suas viagens.

Segurança se torna prioridade nas decisões de viagem

As preocupações com segurança física e operacional ganharam destaque em 2025. Após grandes acidentes aéreos no último ano, 58% dos viajantes afirmam estar apreensivos com voos, e 40% podem recusar viagens devido a questões sociais ou de segurança no destino. Além disso, cresce a ansiedade relacionada à cibersegurança, com quase metade dos viajantes relatando mais medo de violações de dados ao viajar para o exterior.

Os gestores de viagens estão no centro dessas transformações: agora responsáveis por equilibrar custos, segurança, sustentabilidade e experiência do viajante. Ainda assim, 67% afirmam que sua função é subvalorizada — mesmo em um cenário em que 86% dos viajantes acreditam que há espaço para melhorias no suporte recebido. Ao mesmo tempo, CFOs destacam o valor das viagens como investimento e apontam sustentabilidade, segurança e comunicação como áreas prioritárias de evolução.

Inteligência artificial remodela a jornada corporativa

A pesquisa também mostra que a inteligência artificial está transformando as viagens corporativas. Se por um lado ela facilita desde a detecção de fraudes até a previsão de atrasos, por outro levanta preocupações sobre privacidade, viés e uso indevido. Ainda assim, empresas e viajantes reconhecem seu potencial: 55% dos CFOs esperam que a IA melhore a detecção de erros, e 44% dos viajantes já se sentem confortáveis com o uso da tecnologia em alterações pré-viagem.

Acesse o 7º Relatório Anual Global de Pesquisa de Viagens a Negócios da SAP Concur e descubra insights completos de 5.000 vozes entre viajantes, gestores e CFOs. Entenda as tendências que estão moldando o futuro das viagens corporativas e prepare sua empresa para 2025: https://www.concur.com.br/resource-center/relatorios/7o-relatorio-anual-global-de-pesquisa-de-viagens-negocios



Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11248 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS