Leonardo Ramos   |   20/07/2017 12:58

Para Iata, problemas com bagagens têm seus dias contados

São previstos workshops para entidades-chave da aviação, uma campanha de conscientização para viajantes e a elaboração de um guia de implementação do novo sistema de rastreamento de bagagens da Iata, que deve ser implantado até j

Divulgação Iata
Em novo sistema, o rastreamento deve ser feito no check-in, no carregamento da aeronave, na chegada na esteira de desembarque e na transferência para conexões
Em novo sistema, o rastreamento deve ser feito no check-in, no carregamento da aeronave, na chegada na esteira de desembarque e na transferência para conexões
A Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata), em parceria com a aliança Airlines for America (A4A), acaba de lançar uma campanha global de rastreamento de bagagem. Segundo a entidade, o objetivo é reduzir o extravio de malas e pertences de passageiros, além de aumentar a eficiência em todas as operações relacionadas ao transporte de bagagem.

A Iata também tem como objetivo auxiliar as companhias aéreas a se prepararem para o prazo de implementação da Resolução 753 (R753). A medida prevê a implantação de um sistema de rastreamento que deverá ser capaz de monitorar uma mala em todo seu processo de transferência e transporte, como quando ela é carregada na aeronave, quando é transferida para a esteira de desembarque dos aeroportos, ou quando é colocada no sistema de transferência para conexão com outra companhia aérea. No acordo, as aéreas se comprometeram a adaptar suas operações ao novo sistema até junho de 2018.

Entre as ações da campanha, serão oferecidos workshops para entidades-chave da aviação; uma campanha de conscientização para os viajantes e a elaboração de um guia de implementação do novo sistema. Além disso, a Iata está oferecendo às companhias aéreas um certificado de reconhecimento para quando finalizarem a implementação da R753.

Segundo a Iata, das mais de quatro bilhões de malas transportadas por companhias aéreas globalmente, apenas 0,43% não chegam aos seus proprietários; ou seja, cerca de 17,2 milhões de malas são extraviadas por ano. A campanha prevê a redução deste número. "Chegar sem bagagem é uma experiência muito frustrante para nossos clientes. Na última década, reduzimos o extravio de bagagens em 54% com a melhoria nos processos. O próximo passo é realizar todos os benefícios do acompanhamento de bagagem para melhorar ainda mais o desempenho", afirma o diretor global de Bagagens da Iata, Andrew Price.

"Nos casos em que a mala não chegue ao passageiro, haverá muito mais informações disponíveis para encontrá-la. E os benefícios não param por aí. O rastreamento das bagagens acelerará o processo de partida da aeronave, facilitará a automação das operações envolvendo bagagens e reduzirá as fraudes", finalizou Price.

"A implementação do rastreamento de bagagem é um esforço colaborativo entre companhias aéreas e aeroportos para melhorar a experiência do passageiro", comentou ainda o diretor de Serviços aos Passageiros da A4A, Patty Edwards.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Leonardo Ramos

Leonardo Ramos tem 1844 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link https://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/aviacao/2017/07/para-iata-problemas-com-bagagens-tem-seus-dias-contados_148063.html ou as ferramentas oferecidas na página. Todo o conteúdo produzido pela PANROTAS Editora é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização da PANROTAS Editora (copyright@panrotas.com.br).

Mais notícias