Movida

Leonardo Ramos   |   15/02/2018 19:50

Dono de terminal do JFK visa comprar outros aeroportos

Após administração de Trump revelar desejo de vender dois aeroportos de Washington DC, empresa que controla terminal do JFK acena para aquisição de outros aeroportos.

Flickr/Evan P. Cordes
Terminal 4 do JFK já é controlado pelo grupo Schiphol, que acena com possibilidade de adquirir outros
Terminal 4 do JFK já é controlado pelo grupo Schiphol, que acena com possibilidade de adquirir outros
Antes exclusivamente sob cuidados governamentais, os aeroportos norte-americanos estão cada vez mais próximos de se tornarem empreendimentos privados. Após uma reportagem do Washington Post revelar que a administração de Donald Trump pretende privatizar, entre outras coisas, os aeroportos Ronald Reagan e Washington Dulles (ambos na capital), o Royal Schiphol Group, primeiro operador privado de um terminal de aeroportos dos EUA - a empresa é dona do terminal 4 do JFK - já acenou que não deve parar em Nova York, e pretende adquirir outros aeroportos do país.

"Eles acreditam que podem agregar valor aos aeroportos em este país", explicou o CEO da JFK International Air Terminal LLC, Gert-Jan de Graaff, ao site Skift; a empresa faz parte do grupo Schiphol, e controla o terminal do aeroporto da Big Apple.

Embora incomum nos EUA, a ideia de que empresas controlem aeroportos é amplamente aceita em outros lugares do mundo - Guarulhos, Galeão, Brasília e Viracopos são alguns importantes exemplos brasileiros de onde isso acontece.

Enquanto a administração de Trump segue com a ideia de vender os dois aeroportos de Washington DC, o mais provável de acordo com a reportagem é que, ao menos momentaneamente, o movimento de privatização aconteça de forma lenta, com empresas privadas sendo mais aptas a controlar terminais do que aeroportos inteiros.

Com a mudança de posicionamento do governo federal quanto ao assunto, porém, o futuro aeroportuário norte-americano pode tender para o setor privado.


*Fonte: Skift

conteúdo original: http://bit.ly/2BwGw0n

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias