Da Redação   |   15/05/2023 09:00

Tunísia apresenta atrações culturais no litoral e no deserto; conheça

Lojas, cafés, galerias, museus e cenários inigualáveis surpreendem os visitantes


Divulgação/Inspiring Tunisia
Tozeur
Tozeur
Além de capital, Túnis também é a porta de entrada - por ar ou por mar - para desbravar a Tunísia. Com um vibrante centro repleto de diversos edifícios de beleza ímpar, que remontam aos séculos XIX e XX, a cidade também é sede da Medina de Túnis, grande mercado árabe com lojas e restaurantes para todos os gostos. Envolvida pela Medina está Ez-Zitouna, principal mesquita da região.

Popularmente conhecidas como “cidades”, Cartago e Sid Bou Said fazem parte da capital e se destacam por conterem uma larga bagagem histórica. Cartago, conquistada pelos romanos, dispõe das antigas termas de Antonio Pio; enquanto Sid Bou Said é um bairro lotado de cafés, galerias de artes e casas com janelas azuis, sem falar nas paisagens incríveis para o Mar Mediterrâneo.

Em Hammamet, cerca de 80 quilômetros de Túnis, os visitantes têm a oportunidade de conhecer ruelas charmosas, fortalezas e centros históricos, praias e resorts focados no relaxamento dos hóspedes.

Também no litoral, Sousse tem uma variedade de hotéis de praia, rodeados por cafés, restaurantes e baladas de todos os tipos. Por estar localizado mais ao sul do país, o destino também mostra sinais do deserto que se avizinha.

Porta de entrada da cultura árabe na Tunísia, Monastir se sobressai pelo Museu e Mausoléu de Bourguiba, inspirado no primeiro presidente tunisiano, que lançou as bases do país e é considerado o Pai da Pátria.

Divulgação/Inspiring Tunisia
Sid Bou Said
Sid Bou Said
Uma das cidades mais importantes para a cultura islâmica, Kairouan conta com uma Grande Mesquita, construída com mais de 400 colunas de pedra removidas da antiga Cartago. Também é conhecida como a “cidade dos tapetes”, feitos em seda e lã, à mão.

Já bem próxima ao deserto, Matmata é conhecida pelas casas trogloditas (do grego “que vive sob a montanha”). São residências escavadas na terra, com engenho e arte, e que até hoje abrigam o povo que vive na região.

O povoado de Douz é o último traço de civilização antes do deserto escancarado. Na cidade, e a partir dela, é possível conhecer o deserto com passeios de quadriciclos, de dromedários, além de excursão e acampamento no Saara.

Vizinha ao grande lago salgado de Chott El Jerid, a cidade de Tozeur é a base ideal para alcançar o oásis de montanha ou as locações de filmes como Star Wars e O Paciente Inglês. Tozeur foi lar de estrelas de cinema nos anos 1950 e guarda esse glamour até hoje.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11147 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS