Antonio R. Rocha   |   11/09/2019 12:03   |   Atualizada em 11/09/2019 12:13

Imagem de Santa Rita (RN) completará 10 anos com teleférico

Um teleférico com seis bondinhos transportará passageiros da lateral da Igreja Matriz diretamente para a imagem de Santa Rita de Cássia

O Turismo em Santa Cruz (RN), a cem quilômetros de Natal, ganhará um aliado de peso em seu processo de fortalecimento. Um teleférico com seis bondinhos transportará passageiros da lateral da Igreja Matriz diretamente para a imagem de Santa Rita de Cássia. A obra, orçada em mais de R$ 12 milhões, com recursos federais e estaduais, está na última etapa. Os equipamentos serão enviados da Suíça, país sede da empresa vencedora da licitação.

Divulgação
Santuário de Santa Rita de Cássia
Santuário de Santa Rita de Cássia

O Santuário de Santa Rita de Cássia completa dez anos em 2020 e comprova que, definitivamente, transformou o cenário econômico da cidade de Santa Cruz, a pouco mais de cem quilômetros de Natal. Considerada a maior imagem católica do mundo, a estátua de 56 metros de altura de Santa Rita de Cássia, padroeira da cidade, atrai milhares de pessoas dos mais variados lugares do Brasil e até de outros países.

O número de pousadas quase dobrou nos últimos nove anos. A cidade saiu de 185 para 607 leitos após a construção da imagem. O número de restaurantes também cresceu. Se em 2010 eram apenas seis estabelecimentos, atualmente são 24 opções.

O destino já é considerado um dos principais no segmento religioso do Nordeste. Atrai, em média, 15 mil pessoas por mês, segundo dados da Paróquia de Santa Rita de Cássia. A Secretaria de Turismo do município, por sua vez, participa de feiras nacionais de Turismo há cinco anos. Costuma ter estandes próprios no JPA Travel, em outubro, e no Festuris Gramado, em novembro. Na Europa, a secretária Marcela Pessoa está sempre presente na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), em março.

A IMAGEM DA ECONOMIA
A curiosidade e a fé trouxerem para Santa Cruz visitantes e, junto com eles, uma nova perspectiva, sobretudo para a economia da região. Levantamento recente revela aumento significativo em várias áreas da economia local, fato que resultou em mais oportunidades de negócios e, consequentemente, mais emprego para a população.

Divulgação
O Turismo também tem impacto positivo em classes de trabalhadores que atuam diretamente com a atividade, como taxistas, ambulantes e artesãos. Além do aumento da renda para os que já atuavam, novas oportunidades foram geradas. Hoje, os profissionais dessas três áreas estão organizados em associações, criadas a partir do advento do Turismo religioso na cidade.

O crescimento não pára. Santa Cruz já dispõe de unidades de grandes redes de supermercado e de farmácia, assim como lojas de eletrodomésticos e de departamentos. Um grupo de empresários chegou a anunciar, recentemente, a futura construção de um hotel cinco estrelas na cidade.

Tópicos relacionados