Marcos Martins   |   07/01/2019 17:27

RN aposta em nova região turística e mais experiências

A secretária de Turismo, Ana Maria Costa, revelou quais serão os próximos atrativos do Estado, que participará de feira internacional neste mês

*Colaborou Antônio Roberto Rocha

Divulgação/ Canindé Soares
Secretária Ana Maria Costa com o vice-governador, Antenor Roberto, e a governadora Fátima Bezerra, durante cerimônia de posse
Secretária Ana Maria Costa com o vice-governador, Antenor Roberto, e a governadora Fátima Bezerra, durante cerimônia de posse
O Rio Grande do Norte prepara novidades para indústria, de acordo com a secretária de Turismo do Estado, Ana Maria Costa. Neste mês, começa a ser divulgado para agentes e operadores o novo destino turístico chamado Serras do Agreste Potiguar, localizado a 100 quilômetros de Natal.

A região engloba os municípios de Passa e Fica, Monte das Gameleiras e Serra de São Bento, que passaram por dinamização e desenvolvimento turístico após um ano e meio de estudos. A estrutura, que está sendo finalizada, contará com pousadas dos Roteiros de Charme, restaurantes e atividades no segmento de aventura, com recursos do Projeto Governo Cidadão.

"Hoje o turista não procura só o Turismo de sol e mar. Ele quer agregar algo mais, como o Turismo de aventura, religioso, cultural, gastronômico, ecológico e outros. Nosso plano de ação será interiorizar cada vez mais o Turismo e, assim, aumentar a permanência do turista em nosso Estado”, explica Ana Maria.

A nova gestão será pautada no desenvolvimento turístico sustentável com inclusão social, em parceria com outras secretarias como a de educação, infraestrutura, com melhorias na acessibilidade e nas vias públicas, além de Cultura e Ação Social. Em relação à segurança, a secretária afirmou que as equipes já se reuniram em prol de ações efetivas e rápidas.

NOVIDADES

Recentemente, o Centro de Convenções de Natal foi ampliado para captar mais eventos e congressos. Em breve, também será aberto o Museu da Rampa, que reunirá elementos importantes da participação do Estado durante a Segunda Guerra Mundial, servindo de base para militares norte-americanos.

“Na época de guerra, tivemos aqui até mesmo um encontro dos presidentes dos dois países. Com esta inauguração, o objetivo é captar mais turistas internacionais e já estamos em contato com a Embaixada dos Estados Unidos.”

O destino de Bahia Formosa, a 90 quilômetros de Natal, também ganhará em breve um projeto ecológico com dois hotéis de luxo pela Six Senses Resorts & Spa, que já possui licença inicial.

MERCADO INTERNACIONAL

Entre os dias 9 e 13 deste mês, o Rio Grande do Norte participa da feira Vakantibeurs, em Utrech, na Holanda, por meio da Setur-RN, com estande próprio. Na ocasião, será lançado o voo charter entre Amsterdã e Natal.

“Vamos estreitar os laços com a Europa por meio do destino holandês e precisamos melhorar a nossa malha aérea, tornando os preços mais competitivos e atraentes ao público”, explica a secretária. As operações da rota têm previsão de início em novembro, com duas frequências semanais pela Corendon.

Durante o evento, marcarão presença os representantes da Embaixada do Brasil na Holanda, e o foco da promoção inclui as belezas naturais, artesanato e castanha de caju, produzidas pelas cooperativas da agricultura familiar.

Atualmente, os países que mais enviam turistas ao Estado são da América do Sul. A Argentina lidera com boa vantagem, à frente de Chile, Paraguai e Uruguai. São considerados destinos consolidados Natal, Tibau do Sul (Pipa), São Miguel do Gostoso e Mossoró.

Tópicos relacionados