Artur Luiz Andrade   |   01/12/2016 17:16

Abracorp diz que pressão sobre fees "passou do limite"

Um dos assuntos mais quentes da primeira parte da reunião da Abracorp no Dom Pedro Palace, em Lisboa, debateu a pressão dos clientes pelo valor dos fees cobrados pelas TMCs em concorrências. Segundo o presidente do Conselho da Abracorp, Rubens Schwartzmann, há concorr&eci


Artur Luiz Andrade
Conselho da Abracorp com Mário Carvalho, da Tap, e Gervásio Tanabe, diretor da entidade: Sérgio Linares (BK21), Brunno Bernardes (Hostway), Carvalho, Rubens Schwartzmann (Costa Brava), Carlos Prado (Tour House), Duda Vasconcellos (Kontik), Luis Vabo (Solid), Affonso Nina (CWT) e Tanabe
Conselho da Abracorp com Mário Carvalho, da Tap, e Gervásio Tanabe, diretor da entidade: Sérgio Linares (BK21), Brunno Bernardes (Hostway), Carvalho, Rubens Schwartzmann (Costa Brava), Carlos Prado (Tour House), Duda Vasconcellos (Kontik), Luis Vabo (Solid), Affonso Nina (CWT) e Tanabe

LISBOA - Um dos assuntos mais quentes da primeira parte da reunião da Abracorp no Dom Pedro Palace, em Lisboa, debateu a pressão dos clientes pelo valor dos fees cobrados pelas TMCs em concorrências. Segundo o presidente do Conselho da Abracorp, Rubens Schwartzmann, há concorrências com valores de R$ 3,80 ou R$ 4 por transação, quando, segundo Luís Vabo, conselheiro da Abracorp e presidente do Reserve e da Solid, o valor "normal" seria de R$ 15 a R$ 25. "Um valor ainda baixo, mas saudável", afirmou Vabo.

Para Carlos Prado, vice-presidente da Abracorp e diretor da Tour House, a sustentabilidade que muitos propagam também tem de ser econômica e os clientes não podem ser solidários com práticas que coloquem em risco o negócio de uma TMC. "Falam muito que as TMCs não são transparentes, o que não é verdade. Hoje o acesso à informação é irrestrito. A maioria dos clientes anda junto com as TMCs e construímos soluções em conjunto, mas alguns poucos falam sem saber sobre transparência", disse.

A Abracorp está preparando seu plano estratégico para os próximos cinco anos e algumas ações serão debatidas na segunda parte da reunião amanhã de manhã. A sustentabilidade e a cooperação entre as empresas associadas fazem parte do projeto.

PILARES
"Já definimos, como a KPMG, três pilares e sete ações que serão tomadas", disse Schwartzmann. Os pilares são a inteligência de mercado, a sustentabilidade das agências e a colaboração entre as empresas. E as sete medidas:

1) O fortalecimento da marca Abracorp;

2) Definição e identificação de práticas de governança para todos os níveis de empresa;

3) União para fortalecimento das empresas;

4) Novos formatos de comitê, baseados nos grupos de trabalho que funcionaram em 2016 e que focaram a relação com fornecedores e as estatísticas da Abracorp;

5) Melhores práticas comerciais, especialmente para combater a comparação com os preços das OTAs;

6) Melhor análise e detalhamento dos dados de mercado, para uso de associados e fornecedores;

7) Capacitação para melhora constante dos profissionais.

"Depois disso analisaremos se aumentaremos o quadro de associados. Essa união é nosso diferencial e vamos preparar essas ações para fortalecer as TMCs e melhorar as boas práticas do mercado como um todo", afirmou Schwartzmann. Nas palavras de Luís Vabo, as TMCs são responsáveis pela gestão das viagens, incluindo a chegada de novas ferramentas, e não pela intermediação, e é isso que a entidade quer ressaltar.

Para 2017, segundo os conselheiros da entidade, a previsão é de crescimento sobre 2016, mas a uma velocidade melhor do que a esperada ou desejada.
Artur Luiz Andrade
O presidente da Abracorp, Rubens Schwartzmann, Mário Carvalho, diretor da Tap, e Carlos Prado, vice da Abracorp
O presidente da Abracorp, Rubens Schwartzmann, Mário Carvalho, diretor da Tap, e Carlos Prado, vice da Abracorp

O Portal PANROTAS viaja a convite da Tap e Abracorp, com proteção GTA

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18750 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.