Felippe Constancio   |   28/11/2016 21:01

Afinal, a quem pertence o encosto de braço nos aviões?

Quando se trata de viagem de última hora, em um assento localizado ao meio, o viajante corporativo pode ficar praticamente de mãos atadas, sem poder abrir o laptop justamente em um intervalo de tempo que pode ser mais produtivo


SuperJet International/Flickr

Se há um fato indiscutível para quem viaja frequentemente de avião, é que sentar no assento do meio é sempre a última escolha. Passageiros, agências e gestores de TMCs evitam reservar assentos sem janelas e acesso fácil aos corredores, mas, quando se trata de viagem de última hora, o viajante fica praticamente de mãos atadas.

Mas há, pelo menos, um alento a quem senta no meio. Conforme lembra a ex-comissária Beth Blair em artigo publicado no site da BBC na semana passada, as regras de etiqueta sugerem que, em último caso, o passageiro do meio que decide se divide o encosto de braço, sempre disputado pelos passageiros. "Infelizmente, isso não parece ser de conhecimento geral e não convence certos passageiros a ficar no assento do meio", pondera Beth.
abdallahh/Flickr

A ex-comissária cita o "avô" da literatura de etiqueta e boas maneiras nos Estados Unidos, Daniel Post Senning, que lembra que é preciso considerar a situação pessoal do passageiro ao lado, inclusive o tamanho de cada um. "Todo mundo tem um tamanho e um formato. Pessoas maiores precisam de mais espaço e é preciso levar isso em conta. Na prática, essa é a realidade."

ASSENTOS MAIORES
Se boa vontade e empatia por parte dos passageiros de assentos laterais não aliviar o desconforto daquele que se senta ao meio, quem sabe os esforços das linhas aéreas resolvam. Recentemente, a Gol teve como retorno positivo do mercado a constatação de companhia aérea preferida do segmento corporativo, dado que, dentre seus investimentos, implementou poltronas mais espaçosas. Na mesma linha, a Delta também tem trocado assentos por modelos mais espaçosos.

Outra alternativa de mais conforto por menos custos oferecida de forma crescente pelas aéreas é a classe econômica premium. Empresas como Air France, Iberia e Delta têm inaugurado voos com uma classe econômica ligeiramente mais espaçosa, com mais conforto nas pernas, encostos e inclinação.


*Fonte: BBC News

conteúdo original: http://ow.ly/wfyE306BuQo

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Felippe Constancio

Felippe Constancio tem 571 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS