Renato Machado   |   04/07/2017 09:32

EUA: paxs registram checagem de livros em aeroportos

Passageiros nos Estados Unidos relatam que oficiais da TSA (agência que administra procedimentos de segurança em transportes dos Estados Unidos) têm solicitado a retirada de livros de dentro das malas de mão.

Divulgação/US TSA
Passageiros nos Estados Unidos relatam que oficiais da TSA (agência que administra procedimentos de segurança em transportes dos Estados Unidos) têm solicitado a retirada de livros de dentro das malas de mão. A TSA está promovendo constantes testes para o aperfeiçoamento das checagens de bagagens em aeroportos. Diminuir filas e ser menos evasivo ao mesmo tempo que aperfeiçoa a análise dos itens são os objetivos da agência.

De acordo com artigo no Telegraph, o procedimento foi constatado no último mês em Los Angeles, Fort Lauderdale, Las Vegas, Boise, Missouri, Colorado, Detroit, Boston, Lubbock, Munoz Marin (Porto Rico) e Phoenix Sky Harbour.

Aos passageiros sob o novo processo foi solicitado que retirassem de suas bagagens de mão todo e qualquer tipo de material de leitura e também comidas, colocando-os em uma cesta em separado. Após isso, autoridades folhearam página por página do material.

Apesar da preocupação quanto à leitura do material, a TSA alega que seus oficiais não visam analisar o conteúdo escrito. Ainda assim, já há questionamentos se tal política permitirá a diferenciação de passageiros de acordo com o material que carregam – criando uma potencial prática discriminatória de acordo com o tipo do livro transportado, seja por motivação política ou religiosa.

A reportagem credita a um oficial da TSA a defesa de que livros e chocolates, por exemplo, são objetos muito densos que acabam por atrapalhar o escaneamento do restante das malas. Além disso, separá-los ajudaria a abrir espaço nas bolsas, facilitando novamente o trabalho das máquinas de raio-x.

O novo procedimento de segurança surge em meio à discussão do banimento de laptops em bagagens de mão.


*Fonte: The Telegraph

conteúdo original: http://bit.ly/2u9ILjj

Tópicos relacionados