Leonardo Ramos   |   18/09/2017 11:56

Ryanair vai cancelar cerca de 2,1 mil voos em 6 semanas

A medida visa recuperar a pontualidade de sues voos, que caiu para 80% nas últimas duas semanas

Divulgação Ryanair
A companhia Ryanair anunciou nesta semana uma medida drástica para recuperar a pontualidade de seus voos, após sofrer uma queda considerável no número de operações saindo na hora correta. Serão cancelados de 40 a 50 voos por dia, nas próximas seis semanas, o que pode resultar em algo próximo a 2,1 mil voos cancelados.

Em comunicado, a aérea destacou que os cancelamentos representam menos de 2% de seus voos, e que os viajantes prejudicados serão ressarcidos, com a opção de escolher entre embarcar em um voo alternativo, ou ter o valor da passagem reembolsado. Segundo a BBC, a medida pode atingir cerca de 285 mil passageiros.

Segundo a low cost irlandesa, a média de pontualidade, que geralmente fica em torno de 90% dos voos, caiu para menos de 80% nas últimas duas semanas, o que seria "inaceitável" e teria forçado a ação da aérea. O motivo da queda teria sido uma combinação de fatores, como a falta de capacidade de controle de tráfego aéreo, greves e motivos climáticos ligados a tempestades.

O principal, porém, é o impacto da mudança do período de férias de pilotos e tripulantes, que está sendo alterado neste ano devido a uma alteração no calendário seguido pela Ryanair: antes de abril a março, o ano da companhia será alterado para o calendário normal, de janeiro a dezembro. Com isso, muitos funcionários precisam tirar seus períodos de folga nos próximos dois meses, para então entrar em concordância com o novo calendário da aérea, que se inicia em janeiro. A alteração seria uma exigência da Agência de Aviação Irlandesa (IAA).

Ao reduzir o número de operações até o final de outubro, a Ryanair pretende ainda aumentar o número de aeronaves reservas no período, que ficariam em stand by no caso de problemas com outros aviões, e assim reduzindo o risco de atrasar seus voos.

A aérea emitiu ainda um pedido de desculpas oficial aos seus passageiros. "Nós operamos um número recorde de voos durante os meses de pico do verão, em julho e agosto, mas agora deve alocar férias anuais para pilotos e tripulantes de cabine em setembro e outubro", explicou o porta-voz da aérea, Robin Kiely. Junto a outros fatores, isso "reduziu severamente nosso desempenho de pontualidade nas últimas duas semanas, para menos de 80%. Ao cancelar menos de 2% do nosso programa de voo nas próximas seis semanas, podemos restaurar a pontualidade para nosso objetivo do ano, que é 90%", concluiu Kiely;

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Leonardo Ramos

Leonardo Ramos tem 1844 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS