Movida

Karina Cedeño   |   09/10/2017 09:00

Os aeroportos estão se tornando mais sustentáveis; veja como

A preocupação com o meio ambiente e os passageiros ganha cada vez mais importância


Shutterstock
Enquanto o barulho de milhões de turbinas de aeronaves decolando faz coro pelo mundo, alguns arquitetos visionários pensam em construir um sistema de aeroportos menos ruidosos, mais sustentáveis e ecológicos. E ‘sustentável’ não quer dizer apenas reduzir a poluição sonora e atmosférica, mas também envolve a preocupação com as comunidades locais e o meio ambiente, priorizando o crescimento econômico e gerando progresso social. Mas o que tem sido feito na prática em relação a estas questões?

Pode-se dizer que o pioneiro em sustentabilidade foi o aeroporto O'Hare, em Chicago (EUA), que em 2003 criou o Sustainable Airport Manual (SAM), por meio do qual todos os tipos de operações são certificadas, desde os procedimentos de manutenção até o que acontece nos hangares. O SAM não se aplica apenas a atividades terrestres, mas também às próprias aeronaves: as companhias aéreas que utilizam o aeroporto são categorizadas sob a certificação Green Airplane, por meio de um sistema de cinco níveis.

Desde então, tem se dado mais destaque a questões como a redução dos níveis de ruído e a melhoria da qualidade do ar, além do uso adequado dos recursos naturais, o que envolve a poluição luminosa e também a proteção da fauna e da vegetação ameaçadas.

Outro bom exemplo é o aeroporto de Incheon, na Coreia do Sul, que além de utilizar eletricidade proveniente de placas fotovoltaicas, também é abastecido por luz natural por meio de seu teto de vidro. Para o ano que vem, a ideia é criar espaços que comportem jardins e hortas dentro do aeroporto.

PASSAGEIROS EXIGENTES
Grande parte da pressão para que os aeroportos se tornem mais verdes provém dos residentes locais. Em todo o mundo, as pessoas que vivem perto de aeroportos estão forçando as autoridades a ficar de olho nas condições mínimas de sustentabilidade, o que tem aumentado a fiscalização. Os passageiros também contribuem para esse processo, já que muitos deles escolhem a companhia aérea pelo fato de ela ser sustentável, menos ruidosa ou poluente, o que mostra que as práticas sustentáveis são um poderoso meio de fidelização.

Também é possível saber se os aeroportos e companhias aéreas seguem o protocolo verde por meio de prêmios que eles recebem. Um dos mais conceituados é o fornecido pelo Airports Going Green, órgão global que abrange aeroportos e seus consultores em toda a América do Norte, Europa, Ásia e Oriente Médio. No ano passado os vencedores incluíram o aeroporto Phoenix Sky Harbor International, no Arizona (EUA), que se destacou pelo PHX Sky Train, sistema de transporte automatizado que ganhou a classificação de ouro da LEED por sua redução das emissões de gases de efeito estufa do aeroporto em quase seis mil toneladas por ano.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias