Marcel Buono   |   16/10/2018 13:00

Veja os 10 aeroportos que mais perderam passageiros nos EUA

Estudo analisou as variações no número de passageiros em terminais norte-americanos entre 2007 e 2017

Um estudo realizado pela Upgraded Points analisou variações no número de passageiros em aeroportos dos Estados Unidos entre 2007 e 2017 e, além de chegar a um top dez dos que mais cresceram no período, também listou aqueles que tiveram as maiores quedas em relação ao fluxo de turistas. A pesquisa levou em consideração apenas terminais que já recebiam mais de três milhões de viajantes dez anos atrás.

Divulgação/Memphis Travel
Aeroporto Internacional de Memphis foi o que mais perdeu passageiros desde 2007
Aeroporto Internacional de Memphis foi o que mais perdeu passageiros desde 2007
1 - Memphis International (MEM), Tennessee = -62,09%
Apesar da tendência de crescimento econômico da região, o terminal teve uma queda brusca de passageiros entre 2007 e 2017 muito por conta da Delta Air Lines, que não utiliza mais o local como hub, e pelo forte crescimento do aeroporto de Nashville, cerca de três horas distante. O fato de ter apenas duas rotas internacionais (Cancun e Amsterdã) também não favorecem seu desenvolvimento.

2 - Cincinnati/Northern Kentucky International (CVG), Ohio = -50,93%

Assim como ocorreu em Memphis, a Delta também deixou de utilizar Cincinnati como hub, causando uma queda drástica no número de viajantes nos últimos dez anos. Por outro lado, a entrada de empresas como Southwest, Frontier e Allegiant impulsionou o movimento do terminal, que cresceu 16% entre 2016 e 2017.

3 - Ontario International (ONT), Califórnia = -35,29%
Além da forte concorrência, uma vez que o Sul da Califórnia conta com sete aeroportos em um raio de distância relativamente curto, o terminal de Ontario oferece menos facilidades e conforto aos viajantes. Seus custos também não conseguiram atrair nem aéreas de baixo custo como a Allegiant Air, que preferiu operar no aeroporto internacional de Los Angeles (LAX).

4 - Albuquerque International Sunport (ABQ), Novo México = -25,53%

Enquanto o fim da Emenda Wright ajudou o Dallas Love Field, no Texas, a ser o aeroporto que mais cresce nos Estados Unidos, ao mesmo tempo derrubou o número de viajantes do terminal de Albuquerque. Antes, quem saía da cidade texana rumo ao Oeste do país era obrigado a fazer uma conexão na maior cidade do Novo México.

5 - Cleveland Hopkins International (CLE), Ohio = -20,19%
Apesar de ser considerado um hub da United Airlines, Cleveland não é realmente dominado pela companhia aérea, muito pelo contrário. De 2007 para cá, as operações da gigante norte-americana diminuíram de maneira constante, enquanto as da Southwest, Allegiant e Frontier aumentaram. Entre 2016 e 2017, o fluxo de passageiros subiu 20%, o que evidencia seu potencial de crescimento junto com as low costs.

6 - Luis Munoz Marin International (SJU), Porto Rico = -19,14%
Mesmo registrando aumentos desde 2012, quando a Southwest passou a investir em mais voos para a ilha norte-americana, Porto Rico sofreu com a última temporada de furacões no mar do Caribe, o que derrubou as chegadas de turistas. Vale lembrar que o destino decidiu se tornar o 51º estado Norte-americano há pouco mais de um ano.

7 - Jacksonville International (JAX), Flórida = -13,90%
Fusões como a da Delta com a Northwest Airlines, da United com a Continental, e a da Southwest com a Air Tran, influenciaram na queda de movimento do terminal localizado no Norte da Flórida. A partir do novo cenário, companhias aéreas menores passaram a operar algumas rotas no local, o que reduziu o fluxo de passageiros.

8 - Pittsburgh International (PIT), Pensilvânia: - 11,25%
Segundo o censo dos Estados Unidos, a região metropolitana de Pittsburgh viu sua população diminuir consecutivamente nos últimos cinco anos. Em proporção semelhante, seu principal aeroporto vem sofrendo quedas constantes desde 2014.

9 - Palm Beach International (PBI), Flórida = -10,5%
A forte concorrência é o principal desafio que Palm Beach precisa superar para crescer nos próximos anos. Com boas infraestruturas, serviços e custos, os aeroportos internacionais de Miami e Fort Lauderdale têm se destacado na região Sul da Flórida.

10 - Oakland International (OAK), Califórnia = - 10,22%
Cerca de 40 minutos distante do San Francisco International (SFO), o aeroporto de Oakland tem sofrido com a proximidade e com a qualidade do seu principal concorrente. As maiores quedas foram registradas em 2008 e 2009, mas a adição de rotas domésticas e internacionais nos últimos anos pode reverter esse quadro no futuro. O sucesso do time de basquete Golden State Warriors, campeão de três dos últimos quatro campeonatos da NBA, também influencia no recente fomento do terminal.


*Fonte: Upgraded Points

conteúdo original: https://bit.ly/2RMc2xc

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Marcel Buono

Marcel Buono tem 1660 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS