Karina Cedeño   |   13/04/2018 09:00

Startup possibilita reserva de transporte a baixo custo; conheça

A plataforma oferece transfer para aeroportos, portos, estações de trem e outros locais

Dreamstime
Fundada há cerca de quatro anos, a Goopti é uma empresa eslovena que permite aos usuários reservar transporte de baixo custo para aeroportos, portos, estações de trem e outros locais, incluindo cidades menores que são mal conectadas por transporte público.

“Somos um mercado web/móvel que conecta empresas de transporte com viajantes que desejam trafegar por rotas menos movimentadas, oferecendo serviços sob demanda, compartilhados e de baixo custo. Eu sei que o Uber tem uma missão semelhante, mas a solução deles é boa apenas para as grandes cidades. O nosso funciona bem também em rotas de longa distância e com menor demanda. Queremos que o transporte flua de forma suave e eficiente para todos os lugares”, conta o fundador e CEO da Goopti, Marko Gucek.

Pronta para se expandir pela Europa, a startup promete rentabilizar os negócios das empresas de transporte. “Trabalhamos com algoritmos de big data analytics que definem os preços com base na probabilidade de outras pessoas entrarem no passeio e definem o tempo de transporte o mais próximo possível do horário de partida desejado pelo cliente”, conta Gucek, que junto ao seu sócio Tomaž Lorenzetti, também possui uma agência de viagens.

A ideia da startup surgiu devido a uma crescente demanda dos clientes dessa agência “Nosso aeroporto local é pequeno, com poucas conexões diretas e preços altos. Por conta disso, muitas pessoas estavam preferindo viajar dos aeroportos vizinhos, distantes de uma a cinco horas de carro, mas todos nos perguntavam como poderiam chegar lá sem gastar muito com transporte terrestre”, conta.

“O transporte público é desconfortável devido a várias paradas, os táxis são realmente caros em distâncias mais longas, os ônibus compartilhados não operam e a opção de carona é para os viajantes mais ousados. Todos precisavam usar seu próprio carro e pagar taxas caras de estacionamento ou incomodar seus amigos para dirigir duas vezes para o aeroporto, então observamos um gap neste aspecto”, conta o criador da startup.

No início do projeto, nenhuma empresa de transporte queria trabalhar junto à Goopti. “Todos disseram que isso não funcionaria e que iríamos à falência em breve. Então, começamos a comprar nossos próprios veículos. Após três meses, começamos a fazer lucro, e depois de seis meses havia muitas empresas de transporte que desejavam trabalhar para nós”, conta Gucek.

Ele comenta que a Goopti cresceu em uma cidade que não está bem conectada com o mundo e também crescerá em cidades semelhantes. Mas há a possibilidade de expandir os serviços para outras localidades. “No futuro, talvez Londres, Barcelona ou Berlim também sejam interessantes”, conta o CEO da Goopti.

Para mais informações, acesse o site da Goopti.


*Fonte: Tech Eu

conteúdo original: https://bit.ly/2v7sAbv

Tópicos relacionados