Da Redação   |   18/08/2020 11:26
Atualizada em 18/08/2020 12:19

Em artigo, Zorzanello fala da reinvenção de eventos e destinos

Eduardo Zorzanello é CEO da Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos, da Serra Gaúcha


Emerson Souza
Eduardo Zorzanello
Eduardo Zorzanello
O CEO da Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos, Eduardo Zorzanello, escreveu um artigo sobre a importância da troca de experiências e conhecimento entre todos os elos da cadeia, para que uma indústria tão rica e que emprega tanto quanto a do Turismo, tenha seu merecido lugar na economia brasileira e mundial.

De Gramado (RS), Zorzanello, que é um dos diretores do Festuris, evento que está mantido para 2020, dá exemplos de destinos e eventos que se reinventaram no passado e durante a pandemia.

Confira:

"Conectar para reconstruir: conexões e troca de experiências como inspiração para a recuperação da economia

Quando nos propusemos a realizar um evento on-line exclusivo durante a pandemia, tivemos que ser criativos e corajosos para andarmos na contramão do cenário nefasto que nos era apresentado. O Turismo e os eventos foram profundamente atingidos pelo covid-19. De forma repentina, o otimismo que tínhamos para 2020 acabou devastado por um inimigo invisível. O Turismo, que representa 10,4% do PIB mundial e emprega mais de 320 milhões de pessoas, deve sofrer um impacto negativo superior a US$ 2,5 trilhões na economia, com a possibilidade de perdas de mais de 80 milhões de empregos.

Diante deste contexto caótico e da iminente necessidade de replanejamento e de reinvenção, agimos para criar e colaborar com novas estratégias para a reconstrução do setor turístico. Foi com este propósito que surgiu o Festuris Connection, com a primeira edição realizada em agosto, e que provocou conexões internacionais entre quatro nações para discutir soluções e boas práticas para a retomada do Turismo. Houve um engajamento coletivo e uma troca muito importante de experiências entre Brasil, Portugal, Uruguai e Estados Unidos. Cada país com a sua situação específica, em fases diferentes de enfrentamento à pandemia. Nossa intenção foi trazer ao Brasil aquilo que estava dando certo no Exterior e vice-versa.

Na conexão com Portugal, país que se reinventou no Turismo e que passou a ser um modelo inspirador, políticas públicas, com ações relevantes para a sobrevivência das empresas, políticas de incentivo e adequações na promoção e serviços para Turismo, foram amplamente discutidos. Também destacou-se a cultura de cooperação voltada à recuperação dos destinos, assim como a relevância da tecnologia e da inovação como vetores de desenvolvimento do setor, com abordagem das estratégias de place branding e da plataforma de marketing para o Turismo.

No segundo dia, nos conectamos com o Uruguai, com a análise de um novo perfil de consumidor e a discussão dos caminhos para acelerar o processo de reaquecimento do setor. Foi dada ênfase à necessidade de investimentos no Turismo regional e de curta distância, de maneira a movimentar a economia, com o fortalecimento do conceito de hospitalidade e o bem-receber. No terceiro, a conexão de encerramento foi entre Brasil e Estados Unidos, que teve como foco o mercado de eventos e entretenimento, áreas onde os americanos são referência. Discutiu-se muito a retomada destas atividades com respeito e observação aos protocolos sanitários.

Sabemos que foi um primeiro passo de muitos que ainda serão dados. Mas ficamos extremamente felizes e satisfeitos com o retorno de participantes e palestrantes. Conseguimos fazer do Festuris Connection um agente transformador e uma estreia para Gramado como destino preparado para produzir eventos usando a tecnologia e a inovação como diferenciais que podem viabilizar parte da recuperação do mercado.

Foram 395 inscritos de 18 Estados brasileiros e de países como Chile, Colômbia, Peru, Uruguai e Estados Unidos. 12 horas de transmissão de conteúdo em três dias de evento. 10 painéis temáticos relacionados ao Turismo, hotelaria, eventos, entretenimento, transporte e outros setores. 28 painelistas e oito moderadores que conduziram o sucesso do evento. Também tivemos um grande alcance e repercussão nas redes sociais e imprensa, bem como um papel social fundamental, pois revertemos parte da renda com a venda dos ingressos ao Hospital Arcanjo São Miguel de Gramado.

Estes resultados nos fazem acreditar que sim, é possível criar, inovar e ousar em tempos de crise para abrir caminhos para novas oportunidades e outros modelos de negócios. Acima de tudo, somos empreendedores e temos a coragem em nosso DNA. O Brasil é e continuará sendo uma terra de oportunidades. Mesmo com todas as dificuldades que existem hoje para a produção de eventos presenciais, nossa empresa e a marca Festuris encontraram novos rumos para prosseguir com seu crescimento e desenvolvimento, mantendo as bases sólidas de sua missão, que é contribuir para a reconstrução do setor e de ampliar a visão para promover e valorizar cada vez mais o que nosso País tem de melhor como força para a recuperação da economia.

Por isso é que já estamos trabalhando o segundo Festuris Connection, que vai acontecer em outubro, novamente em formato híbrido, com experiência multi hub e várias novidades. O tema do evento será O Futuro da Alimentação e da Gastronomia – origem, mesa, Turismo. Numa nova conexão internacional, agora com países da América Latina, vamos debater os horizontes do desenvolvimento do agronegócio, da indústria de alimentos, dos produtos de origem, da gastronomia, dos festivais e do Turismo.

Mesmo neste período de incertezas, não podemos esmorecer e perder a esperança. Somos resilientes e otimistas, capazes de propiciar a transformação de um mundo melhor para as gerações futuras. Que esta crise nos sirva de estímulo à inovação e ao empreendedorismo – pois será com eles que construiremos as saídas para recuperar todo o impacto vivido em 2020.

Por Eduardo Zorzanello (CEO da Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos)"

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11174 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS