Victor Fernandes   |   25/02/2021 15:49   |   Atualizada em 25/02/2021 15:50

Fitur Next 2021 focará no papel da mulher na indústria do Turismo

O evento acolherá conferências dedicadas à valorização da mulher no Turismo entre 19 e 23 de maio

Divulgação
A Fitur Next, o observatório da Fitur dedicado à promoção das boas práticas turísticas, acolherá quatro conferências dedicadas à valorização do papel da mulher na indústria do Turismo. O evento ocorre entre 19 e 23 de maio. Cristina Figueroa, professora da Universidad Rey Juan Carlos, e Antonia Varela, diretora da Fundación Starlight são as primeiras a confirmar a sua participação como palestrantes.

O programa, que será apresentado na próxima edição da Feira Internacional de Turismo de Madri (Fitur), complementará a cerimónia de entrega de prêmios aos vencedores do desafio Fitur Next 2021 com uma série de testemunhos, diálogos e apresentações que evidenciarão a necessidade de reflexão sobre igualdade de gênero no Turismo, uma área que é fundamental para a recuperação da indústria após a pandemia.

Entre os profissionais e especialistas está Cristina Figueroa Domecq, professora da Universidad Rey Juan Carlos e autora do livro Mujer y alta direção en el setor turístico (Mulheres e Alta Administração no Setor de Turismo). A iniciativa liderada por Figueroa (WomEnt) consiste num projeto financiado pela Comissão Europeia na Universidade de Surrey (Reino Unido) sobre como as mulheres podem avançar por meio do empreendedorismo no setor de Turismo.

Outra convidada é Antonia Varela, diretora da Fundación Starlight (prêmio Fitur Next 2020), que falará sobre vários projetos que promovem a igualdade na indústria de viagens. Varela está atualmente desenvolvendo um programa para dar visibilidade às mulheres rurais e outro no Paquistão para apoiar as mulheres por meio do astroturismo.

Durante os quatro dias, a Fitur Next apresentará também as três iniciativas premiadas na edição de 2021. Os projetos vencedores serão escolhidos entre os mais de 400 que foram analisados com base em sua contribuição para a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres, e sua capacidade de serem replicados, ou seja, as possibilidades das práticas serem reproduzidas por outros agentes do setor com diferentes recursos e em diferentes contextos.

Por fim, a nova edição do Fitur Next abrigará palestras e conversas com o público sobre temas como “O que é um destino bacana? Reflexões sobre replicabilidade, igualdade e desenvolvimento econômico local” e “Como gerar valor em um destino ou empresa por meio da igualdade de gênero”.

Tópicos relacionados