Victor Fernandes   |   11/05/2021 16:17

Pequenos eventos domésticos devem liderar retomada do setor

Estudo europeu fornece três cenários de recuperação para o setor de eventos

Jraffin/Pixabay
Pequenas reuniões e eventos híbridos são apontados como o próximo passo na recuperação do setor
Pequenas reuniões e eventos híbridos são apontados como o próximo passo na recuperação do setor
A Aliança Estratégica dos Escritórios de Convenções Nacionais da Europa publicou uma atualização de seu estudo de 2020 sobre “O Impacto do Coronavírus no Setor de Convenções da Europa”. O relatório, preparado pela Tourism Economics, fornece três cenários de recuperação para refletir a possível gama de desenvolvimentos dado o nível de incerteza sobre como a situação pandêmica irá evoluir nos próximos meses.

Cenário base: rápida recuperação após remoção de restrições
O cenário base pressupõe que o aumento das restrições e dos efeitos do sentimento negativo em 2021 significará que a recuperação não começará para valer até 2022. A remoção das restrições dará, então, confiança a grandes corporações e planejadores de eventos no futuro e permitirá alguma recuperação rápida do setor. Espera-se que as visitas se recuperem até 2024. O cenário também prevê que diferentes tipos de eventos se recuperem em ritmos variados, com pequenas reuniões e eventos de cooperação de caráter doméstico liderando o caminho e quase atingindo os níveis de 2019 no final de 2022.

Para grandes eventos e convenções, um progresso significativo é previsto no mesmo período. No entanto, não se espera que todos os tipos de eventos tenham se recuperado antes de 2023. Não menos importante, a mudança e o uso contínuo de formatos de eventos híbridos também significará que os níveis médios de participação para todos os eventos ficarão abaixo dos níveis de 2019 até 2024. Da mesma forma, o gasto médio por viagem também permanecerá deprimido durante o período de previsão, impulsionado por uma redução no tempo médio de permanência por viagem e o atraso na recuperação de participantes internacionais. No geral, o cenário de base trabalha com a suposição de que, embora os eventos retornem aos níveis anteriores à crise em 2023, a recuperação da média de atendimento ficará dois anos atrás dos eventos.

Cenários positivo e negativo
Para considerar os principais riscos que afetam as premissas da linha de base, como o fornecimento e implementação da vacina, o prazo para sair das restrições atuais e o comportamento futuro da convenção participantes, o estudo também analisou um cenário positivo e negativo. O primeiro prevê uma flexibilização antecipada das restrições, uma rápida retomada do crescimento econômico e efeitos negativos limitados sobre o sentimento.

A versão negativa prevê que a prevalência contínua e os efeitos do vírus verão algumas restrições adicionais mantidas em 2022. Este cenário também assume que o formato das conferências e reuniões será diferente nos próximos anos, com muitos eventos continuando a ser completamente virtual ou híbrido. Particularmente, as mudanças no comportamento dos participantes em relação ao atendimento virtual e a proeminência contínua de configurações híbridas significam que o caminho para a recuperação também vem com a necessidade da comunidade de eventos desenvolver produtos apropriados e inovadores que irão inspirar e envolver os participantes no futuro.

As premissas para o estudo de impacto do coronavírus foram desenvolvidas em consulta com membros da Aliança Estratégica dos Escritórios de Convenções Nacionais da Europa e incorporaram percepções de modelos anteriores e várias pesquisas de opinião do consumidor. Para obter resultados detalhados, acesse o estudo completo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Victor Fernandes tem 6060 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS