Beatrice Teizen   |   07/05/2025 11:33

Alagev realiza 2ª Reunião Global com foco em cocriação de soluções e desafios do setor

Encontro reuniu 266 profissionais de diversas locais do Brasil, sendo 170 pessoas on-line e 96 presenciais

Divulgação
Luana Nogueira, da Alagev
Luana Nogueira, da Alagev

A Alagev realizou nesta segunda-feira (5), no Tivoli Mofarrej, em São Paulo, sua 2ª Reunião Global das Comunidades, com a participação de 266 profissionais de diversas localidades do País, sendo 170 pessoas on-line e 96 presenciais, com o objetivo de promover trocas de conhecimento, identificar gargalos do setor e cocriar soluções coletivas.

“Reunimos representantes de todo o ecossistema para uma construção conjunta. A participação expressiva, tanto presencial quanto on-line, reforça o quanto o mercado está engajado e disposto a cocriar soluções com foco em um futuro mais colaborativo e eficiente”, afirmou a diretora-executiva da entidade, Luana Nogueira.

Visando colocar em pauta temas relevantes, como Environmental, Social, and Governance (ESG), o encontro teve a apresentação de cases de sucesso que participaram da seleção do prêmio "Você Inspira no LACTE".

Além disso, com o tema “Altitude 2025 – Escalando o amanhã no presente”, a Reunião Global utilizou a analogia da subida ao Monte Everest para conduzir o trabalho colaborativo entre as comunidades da associação.

Nesta edição, foi abordado o terceiro “Cume” com o objetivo de “definir os grandes obstáculos”. A trilha começou ainda na primeira Global, realizada em março, quando foi produzido um brainstorming para mapear os principais problemas enfrentados pelo setor.

“A partir deste ponto, cada comunidade levou seis temas para discutir em suas reuniões setoriais, o que resultou na definição de três desafios prioritários por grupo, utilizando metodologias como os 'Cinco Porquês' e um modelo adaptado da ferramenta Lean Canvas - técnica utilizada para a elaboração de planos de negócios”, explicou a gerente-executiva da Alagev, Andrea Matos.

Divulgação
2ª Reunião Global contou com a participação de 266 profissionais de diversas localidades do país, sendo 170 pessoas on-line e 96 presenciais
2ª Reunião Global contou com a participação de 266 profissionais de diversas localidades do país, sendo 170 pessoas on-line e 96 presenciais

Já a 2ª Global representou o terceiro marco dessa jornada simbólica rumo ao “Cume do Everest”, em que as comunidades apresentaram seus três principais problemas para votação conjunta. Durante a dinâmica, representantes de cada grupo expuseram os desafios e os profissionais presentes – conectados ao tema de forma direta ou indireta – e votaram naquele que deveria seguir como o foco principal de atuação da comunidade.

Confira os desafios selecionados por cada comunidade:

  • Comunidade de Aviação (CA) e Comunidade de Tecnologia & Inovação em Viagens (CTIV) - falta e divergência de dados na integração (OBT);
  • Comunidade de Agências Corporativas (CAC) - processos de BIDS (modelo sustentável) - FEE E FOP 60 dias;
  • Comunidade de Gestores de Eventos (CGE) - mão de obra qualificada e gestão de pessoas;
  • Comunidade de Gestores de Viagens Corporativas (CGV) - gerenciamento dos indicadores;
  • Comunidade de Hotelaria (CH) e Gestores de Viagens do Paraná e Santa Catarina (GVS) - tarifa flutuante na hotelaria;
  • Comunidade de Incentivos (CIN) - prazo de pagamento desleal e faturamento longos;
  • Comunidade de Logística de Eventos (CLE) e Comunidade de Mobilidade Corporativa (CMOB) - falta de retorno das propostas;
  • Comunidade de Tecnologia & Inovação em Eventos (CTIE) - cliente sem sistema para gestão de eventos;
  • Gestores de Eventos do Rio de Janeiro (GERJ) - pedidos de contratação e programação de eventos internos em cima da hora;
  • Gestores de Viagens de Minas Gerais (GVMG) e Gestores de Viagens Corporativas do Rio Grande do Sul (GVRS) - remarcação de aéreo;
  • Gestores de Viagens do Nordeste (GVNE) - aéreo, preços cada vez mais caros;
  • Gestores de Viagens do Rio de Janeiro (GVRJ) - clareza em acordos com fornecedores.


A próxima etapa acontecerá nas setoriais em junho e agosto, em que serão promovidas as construções de soluções práticas e criação de protótipos. Depois, os participantes apresentarão esses resultados no estágio final da escalada: o “Cume”, em setembro.

Divulgação
Equipe Alagev: Luciana Salustri, Giseli Fardin, Andrea Matos, Juliana Patti, Luana Nogueira e Natalia Teixeira
Equipe Alagev: Luciana Salustri, Giseli Fardin, Andrea Matos, Juliana Patti, Luana Nogueira e Natalia Teixeira

Novidades - Área do associado

Outra novidade desta 2ª edição da Global foi o lançamento da “Área do associado” no site oficial da associação, onde será possível fazer inscrições para eventos, acompanhar mensagens sobre as atualizações da entidade, calendários de encontros, e ter acesso a conteúdos exclusivos, divulgações de vagas de emprego e exposição de marca.

O site, que tem uma média de dois mil acessos mensais, disponibiliza, entre outros benefícios, acesso à plataforma Alagev Educa, além do programa de consultoria “Alagev na sua empresa” e do G-Summit, voltado à capacitação de gestores e compradores de viagens corporativas. Também permite a consulta a pesquisas, biblioteca e processos seletivos para fornecedores.

Alagev News

A associação também confirmou a presença no G-Summit no Rio de Janeiro, no dia 13 de maio, além da edição em Fortaleza, que em breve terá a data anunciada. O objetivo será a discussão da gestão eficaz de programas de viagens, indicadores (KPIs e KRs), a análise da experiência e comportamento do viajante, oportunidades de otimização e automação de processos, a apresentação de dados por meio de dashboards, e estratégias para valorizar o gestor de viagens na organização.

E a entidade também já se prepara para a GBTA Convention 2025, que será realizada em Denver, entre 21 e 23 de julho. Para mais informações sobre o preço especial e descontos, powered by Alagev, acesse o link.

Outra novidade é a presença da associação no IMEX em Las Vegas, de 7 a 9 de outubro, e preços especiais para os hosted buyers. O objetivo do evento é promover a conexão com líderes globais do setor de eventos e viagens de incentivo.

Próxima edição

A 3ª edição da Reunião acontecerá no dia 22 de setembro, no Tivoli Mofarrej.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados