Show da Lady Gaga triplica volume de viajantes corporativos indo de ônibus ao Rio
Por conta da alta das passagens aéreas, quem precisou ir ao destino durante período optou por outro meio

Assim como aconteceu com a Madonna no ano passado, desde que Lady Gaga confirmou o show gratuito para o dia 3 de maio no Rio de Janeiro, o Brasil inteiro viu o preço de passagens subir e as hospedagens esgotarem na cidade.
Enquanto os fãs da artista estão empenhados em chegar ao destino carioca, os viajantes corporativos com compromissos na cidade também se planejaram, conforme mostra um levantamento feito pela VOLL.
Para não precisar evitar o Rio de Janeiro, importante destino a negócios do País, os viajantes a trabalho optaram por se deslocar via transporte rodoviário. O volume de vendas de passagens de ônibus subiu 270% na semana da apresentação, em comparação com o mesmo período de 2024, segundo dados da TMC.
Esse aumento pode ter relação direta com a busca por meios de transporte de custo médio menor aos das passagens aéreas. “Se no ano passado as compras de passagens aéreas e rodoviárias por parte dos viajantes corporativos reduziram 61%, para este ano, eles não quiseram adiar seus compromissos e se planejaram para ter alternativas mais viáveis financeiramente, uma vez que o preço médio da passagem aérea para o destino registrou aumento de 20% no período”, afirma o cofundador da VOLL, Luiz Moura.
Para o especialista, a oferta de voos também interfere no cenário. “Como as opções de voos, em especial para o aeroporto de Santos Dumont, que teve sua capacidade operacional reduzida desde o ano passado, o aumento na compra de passagens rodoviárias pode significar o remanejo criativo feito pelos viajantes corporativos que ainda precisam realizar viagens para a capital carioca”, diz Moura.
Além disso, ele explica que “em semanas de feriado, é comum vermos uma mudança na dinâmica das viagens corporativas, em que os profissionais estendem a viagem para curtir a cidade, ainda mais uma com tantas atrações turísticas como o Rio de Janeiro, de modo que aconteçam as reuniões de negócios e participações de eventos a trabalho e, depois eles fiquem para o fim de semana ou feriado”.