VOLL debate gestão de viagens com travel managers do McDonald’s e Zendesk
Masterclass promovida pela travel tech, 2ª edição da Primeira Classe foi realizada em São Paulo

A VOLL promoveu a segunda edição da temporada 2025 da Primeira Classe, nesta quarta-feira (28), tendo como tema central as métricas de atendimento que devem ser monitoradas pelos profissionais à frente da gestão de viagens corporativas.
Para ministrar a aula prática, estiveram à frente do programa de masterclasses as líderes: Lívia Maciel, COO na VOLL, Dalva Camargo, diretora de operações na VOLL, e as convidadas Daniela Reis, diretora comercial na Zendesk, e Viviane Moraes, gestora de viagens no McDonald's.
“Atuamos em um segmento de mercado em que os relacionamentos são primordiais e a VOLL compreende isso muito bem. Não à toa, ela usa a tecnologia como meio para aproximar e gerar experiências, colocando à disposição do cliente variados canais de comunicação e suporte para que haja sempre autonomia do cliente na escolha da melhor forma de interação para sanar dúvidas ou possíveis problemas”, afirma Livia Maciel. A COO da VOLL ainda explica que a inteligência artificial é usado em situações estratégicas, não em substituição ao atendimento humano. “A IA é capaz de resolver tarefas simples, operacionais, enquanto o humano, o mais complexo”, conclui.
Dalva Camargo, completa que “hoje o cliente quer respostas mais rápidas, mas sem abandonar a qualidade, por isso não é possível atender um banco e uma empresa de engenharia, por exemplo, da mesma forma, uma vez que são mercados distintos, Nesse cenário, o atendimento humano é o que vai diferenciar o relacionamento com o cliente”, diz ao traçar uma linha do tema de evolução da gestão de viagens corporativas desde os anos de 1980 até os dias atuais.
As executivas da Zendesk e do McDonald’s também compartilharam suas experiências. No caso da rede de lanchonetes, a gestora de viagens Viviane Moraes ainda apresentou resultados de como o McDonald’s conquistou métrica inédita de satisfação de seus colaboradores por meio de app de viagens. O NPS até então abaixo de 40 saltou para 73, atingindo a zona de qualidade, e hoje, celebra a marca inédita de 82.
A Primeira Classe é uma iniciativa da VOLL criada em parceria com a Alagev. Nesta segunda edição da temporada 2025 estiveram presentes cerca de 100 gestores de viagens corporativas.
“Junto à Alagev, a Primeira Classe estreou no ano passado com grande engajamento e com o objetivo de expandir o conhecimento dos gestores de viagens e despesas corporativas, elevando o nível de performance do setor em todo País a partir do contato direto entre os participantes das masterclasses e os profissionais que são referência nesse mercado, abrindo um espaço para debates construtivos”, comenta o cofundador da travel tech, Luiz Moura.