Beatriz Contelli   |   13/11/2025 18:01
Atualizada em 13/11/2025 18:25

Academia de Viagens Corporativas promove primeira edição do Academia FLOW Summit RJ

Evento debateu tendências do Business Travel e Mice, e já tem edição de 2026 confirmada


Divulgação
Academia FLOW Summit RJ no Fairmont Copacabana
Academia FLOW Summit RJ no Fairmont Copacabana

O Rio de Janeiro recebeu a primeira edição do Academia FLOW Summit RJ, evento que reuniu líderes internacionais, executivos e profissionais do ecossistema de viagens e eventos corporativos no último dia 11 de novembro, no Fairmont Copacabana.

Realizado pela Academia de Viagens Corporativas, o encontro apresentou tendências e soluções que unem inovação, tecnologia e bem-estar do viajante — e já tem nova edição confirmada para 18 de setembro de 2026.

Com entrada solidária em prol do Pro Criança Cardíaca, o evento arrecadou 138 brinquedos novos, reforçando que propósito e estratégia caminham juntos. “Conectamos tecnologia, bem-estar e humanização para inspirar transformações reais”, afirmou a CEO da Academia de Viagens Corporativas, Vivi Martins.

Entre os destaques internacionais, Kara Brayton, gerente global de viagens da DRW (Chicago), destacou o equilíbrio entre tecnologia e experiência do usuário (UX) como diferencial competitivo. “Nenhuma tecnologia será bem-sucedida se o viajante não se sentir seguro e acolhido. É importante oferecer autonomia, informação e escolhas conscientes”, ressaltou.

Divulgação
Pedro Chicri, pedagogo do Pro Criança Cardíaca, com Vivi Martins e Juliana Andrade
Pedro Chicri, pedagogo do Pro Criança Cardíaca, com Vivi Martins e Juliana Andrade

Avinash Chandarana, diretor-executivo do MCI Group, defendeu o aprendizado contínuo como motor de engajamento e retenção de talentos. “Competências são o novo capital, e comunidades têm poder”, afirmou, em conversa com Igor Tobias, diretor-geral do grupo no Brasil. Na palestra “De organizador à estrategista: o futuro do profissional de eventos”, Igor ressaltou que o futuro do profissional de eventos vai além da operação — é preciso atuar como estrategista e manter a comunidade de interesse constantemente engajada.

A psicanalista Patricia Braz trouxe o olhar sobre saúde emocional nas viagens corporativas, lembrando que “o afeto é a matéria-prima da vida”. O tema foi ampliado por Carol Barcellos e Cesar Parcias (Gaiz), que apresentaram um método voltado à mobilidade e produtividade de quem vive na estrada.

Entre os cases nacionais, Weslley Brito (Natura) revelou ganhos de mais de 47 mil horas anuais em produtividade após simplificação da jornada de T&E. Danillo Barbizan (GOL) destacou o papel da pontualidade e dos dados para os 30 milhões de passageiros da companhia, e Raffaele Cecere (Grupo R1) reforçou que “o evento é sobre propósito, não apenas produto”.

No painel sobre IA e personalização, Daniel Matias (Argo Solutions), Netto Moreira (Fairmont) e Wilma Madeira (SBM Offshore) concluíram que, embora a inteligência artificial otimize processos, emoções e vínculos humanos continuam insubstituíveis. Fechando o encontro, Rachele Montellano (Yeast Consultoria) abordou o crescimento da longevidade e do cuidado holístico, mercados que já movimentam US$ 20 bilhões anuais, enquanto Cárol Méllo, (Inteegra Tec) destacou a hiperpersonalização e o uso do “DNA digital” como novo diferencial competitivo.

As sócias da Academia de Viagens Corporativas, Juliana Andrade e Vivi Martins, defendem que o mercado de viagens e eventos corporativos precisa ir além de temas com foco em gestão e processos operacionais. Para elas, é essencial desenvolver uma trilha de competências que contemple o viajante de forma integral — afinal, o cliente não busca apenas eficiência, mas experiências mais humanas, seguras e significativas.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Beatriz Contelli

Conteúdos por

Beatriz Contelli

Beatriz Contelli tem 5284 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Jornalista formada pela Anhembi Morumbi com pós-graduação em Política e Relações Internacionais pela FAAP. Entrou na PANROTAS em 2019, com foco especialmente em Branded Content, e, desde 2024, atua como repórter da redação.