Fortaleza receberá Cocal 2026, congresso latino-americano da indústria Mice, em julho
Lançado no México, evento deve conectar organizadores, fornecedores e gestores públicos

A Associação da Indústria de Reuniões da América Latina (Cocal) teve a 42ª edição de seu evento oficialmente lançada nesta qHoteluinta-feira (29), durante o congresso da Amprofec, em Monterrey, no México. O encontro será realizado de 1º a 3 de julho, em Fortaleza.
Batizado de Cocal 2026, o evento terá como tema central “Eventos como motores do desenvolvimento econômico, inovação e sustentabilidade na América Latina” e deve reunir organizadores de eventos, fornecedores, gestores públicos, empreendedores, acadêmicos e pesquisadores de 32 países da região.
A apresentação do congresso foi conduzida pelo presidente da COCAL, Julio César Bojórquez, que destacou os objetivos e oportunidades de negócios e networking.
“O congresso COCAL 2026 reafirma a importância da integração latino-americana e do fortalecimento da indústria de eventos como vetor de desenvolvimento econômico, social e cultural. Realizar este encontro no Brasil representa o reconhecimento da capacidade do País em sediar grandes eventos internacionais e promover conexões que geram inovação e oportunidades”
Julio César Bojórquez, presidente da Cocal
As inscrições já estão abertas, por meio da plataforma Doity, com valores entre US$ 50 e US$ 450, de acordo com a categoria.
O encontro volta ao Brasil após 11 anos. A candidatura de Fortaleza foi liderada pela Abeoc Brasil, em conjunto com a Abeoc Ceará, o Fortaleza Convention & Visitors Bureau, a Secretaria do Turismo do Ceará, a Secretaria do Turismo de Fortaleza e apoio da Embratur.
“Para a Abeoc Brasil, o Congresso Cocal 2026 é uma oportunidade de ampliar conexões, gerar negócios, compartilhar conhecimento e consolidar os eventos como vetores estratégicos do desenvolvimento. Que este congresso deixe um legado duradouro, promova integração, inovação e sustentabilidade, e contribua para um setor cada vez mais profissional, colaborativo e preparado para os desafios do futuro”, destaca a presidente da entidade, Enid Câmara.
“Como país anfitrião, o Brasil reafirma seu compromisso com o fortalecimento do setor de eventos como um importante vetor de desenvolvimento, inovação e integração regional. Que a Cocal 2026 seja uma oportunidade para celebrarmos nossa diversidade, autenticidade e capacidade de conexão entre nós e o mundo, reafirmando a qualificação do Brasil para sediar grandes eventos e promover negócios, conhecimento e experiências únicas que impulsionam o Turismo e a economia do nosso continente", complementa o gerente de Negócios e Estratégias para o Mercado Internacional da Embratur, Alexandre Nakagawa.