Marcos Martins   |   26/06/2019 09:10

Negociação de tarifas de hotéis deve acontecer mais vezes ao ano

Estudo conjunto entre a HRS e o Acte revela benefícios de negociar tarifas com hotéis mais vezes ao ano para garantir condições melhores


Reprodução / Pixabay
Estudo da HRS com o Acte sugere novo processo
Estudo da HRS com o Acte sugere novo processo
A negociação de tarifas de hotel para empresas costumava ser um processo previsível, mas já começou a mudar. Por volta de agosto de cada ano, os gestores de viagens negociavam para garantir as tarifas com propriedades preferenciais para o ano seguinte, algo que representou previsibilidade e controle para empresas.

No entanto, um estudo conjunto entre a HRS e o Acte descobriu que mais da metade dos gestores de viagens fizeram mudanças na estratégia de negociação de hotéis nos últimos anos. Os compradores estão percebendo a evolução de dados e maior capacidade de ajustar a estratégia de negócios durante todo o ano.

As mudanças na tecnologia permitem que os compradores adaptem suas negociações e aproveitem as vantagens das tarifas flutuantes e dinâmicas específicas. Na HRS, o processo é chamado de Continuous Sourcing (Sourcing Contínuo), em que os gestores de viagens podem deixar o processo habitual de RFP anual e ter um envolvimento contínuo.

Uma referência de tarifas, combinada com dados precisos, ajuda a garantir que as empresas obtenham as melhores negociações. O que foi negociado em março provavelmente não levará em conta a dinâmica global de agosto, por isso uma negociação anual não é mais suficiente.

NA PRÁTICA
Para entender essa nova realidade, é importante que os compradores se envolvam e estejam abertos às novas ofertas. O primeiro ponto é que não será necessário investir muito tempo para entender sobre o método. É importante reunir os dados existentes e fazer pesquisas adicionais sobre a dinâmica de tarifas em seus principais mercados. Com isso, poderá descobrir vários cenários "melhores", nos quais as tarifas do ano passado não são realmente as mais vantajosas.

A mudança na forma de realizar as RFPs é relativamente nova para os hotéis, causando desentendimento ou preocupação. Viajantes e compradores de viagens sabem que operamos em dinâmica de mercado minuto a minuto. Profissionais de viagens com visão de futuro sempre buscam oportunidades para ganhar eficiência, reduzir custos, aumentar a satisfação do viajante e obter maior controle em seus programas de viagem. O Sourcing Contínuo pode promover melhorias mensuráveis e sustentáveis, segundo o estudo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Marcos Martins

Marcos Martins tem 2880 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS