Beatrice Teizen   |   09/02/2022 14:30   |   Atualizada em 09/02/2022 15:36

TMG cria comitê para debater gestão de bilhetes não voados

Primeira reunião envolveu gestores de viagens, aéreas, TMCs, OBTs e banco

O TMG acaba de criar um comitê para debater sobre melhorias no processo de automação do fluxo de gerenciamento de bilhetes não voados. A primeira reunião foi realizada ontem (8) e envolveu gestores de viagens, as companhias aéreas Gol e Latam, as TMCs BCD Travel e Kontik Viagens, a OBT Argo Solutions e o Itaucard, representando as instituições financeiras.

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TMG cria comitê para debater gestão de bilhetes não voados
TMG cria comitê para debater gestão de bilhetes não voados
"Faz parte do nosso propósito como grupo promover este tipo de integração. Apenas um trabalho em conjunto trará resultados satisfatórios e sustentáveis para todos”, aponta o diretor executivo do Travel Managers Group, Francisco Vieira.

Classificado como um dos principais desafios da gestão de viagens corporativas, o gerenciamento de passagens aéreas não voadas é parte fundamental da administração dos custos de uma empresa e pode representar uma considerável fonte de perda se não for devidamente monitorada. Com a pandemia de covid-19, esta questão vem sendo ainda mais debatida.

“Trata-se de um processo ainda muito manual e desintegrado. O objetivo deste comitê é pensarmos juntos, todas as partes envolvidas, identificando as causas e pensando em soluções que possam transformar o processo, melhorando a gestão e evitando perdas financeiras”, diz a gerente de Viagens da KPMG e coordenadora do TMG, Sheila Câmara.

Para o diretor regional de Vendas da BCD, Gabriel Domingues, o comitê ajudará a dar a atenção e foco necessário a temas relevantes para a gestão de viagens. “Estamos animados com as possibilidades que este debate trouxe. Este é um passo importante na direção de soluções e ficamos felizes em contribuir.”

“Neste encontro tivemos um exemplo de trabalho em conjunto entre gestores, aéreas, TMCs e parceiros de tecnologia. Tenho certeza de que teremos avanços após este alinhamento e é assim que devemos buscar soluções daqui para frente: em fóruns transparentes e que consideram todas as partes envolvidas. A Latam fica muito feliz em fazer parte desse movimento junto ao TMG”, afirma a coordenadora de Vedas da empresa aérea sul-americana, Aline Maia Santos.

Segundo a gerente corporativa da Gol, Ana Paula Zuppi, a companhia tem muito interesse em atender o pleito do mercado pensando em como gerar valor para as empresas. Já o CEO da Argo, Pedro Nassif, entende que a colaboração entre agências, aéreas e OBTs é essencial para melhorar este processo de gerenciamento.

“Precisamos aproveitar situações que a pandemia nos trouxe para trazermos à tona discussões como essa, de bilhetes não voados e processos de reembolso. Nesse momento temos a participação e atenção de todas as pontas envolvidas. Nós como TMC já trabalhávamos com a gestão dessa informação para os nossos clientes, mas temos oportunidade de compartilhar nossa experiência para criarmos um processo de gestão mais eficiente e efetivo”, conta a diretora de Operações da Kontik, Lana Takuma.

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