Como o gestor de viagens pode assumir papel de protagonismo? Veja dicas
Tema foi debate de um dos minilabs do segundo dia de Lacte 20, nesta terça-feira (25)

O gestor de viagens é um protagonista silencioso no sucesso das viagens corporativas. Com seu papel estratégico, que vai além da simples organização de deslocamentos, é este profissional que gerencia custos, garante o bem-estar dos colaboradores e otimiza processos, influenciando diretamente os resultados da empresa.
Esta função, muitas vezes discreta, é vital para o desempenho organizacional sustentável para todos os stakeholders. Mas como o travel manager pode mostrar seu valor? Como assumir, de fato, este papel de protagonismo? Tema foi debate de um dos minilabs do Lacte 20, nesta terça-feira (25).
“O gestor precisa ser um especialista generalista, conhecer de tudo um pouco, Tem de englobar tecnologia, cenário macroeconômico, conhecer o país onde está atuando e para onde o funcionário vai viajar, ser solucionador de problemas, mesclar perfil analítico pragmático e integrador, ser empático. Além disso, precisamos ser empoderados. Tudo isso para prestar um bom trabalho", exemplifica a gestora de Viagens da CPMC, Suze Silva.
E, para alcançar esse protagonismo, é importante trabalhar em uma marca pessoal. O gestor trabalha pela empresa, mas é importante ter em mente que ele pode eventualmente mudar de companhia e, o que fica, é o seu nome. Então, como ele gostaria de ser lembrado?
LEIA TAMBÉM
Como encontrar o equilíbrio na gestão de viagens corporativas em meio a tantas mudanças?
“Estamos na linha de frente fazendo a gestão ou deixando os outros fazerem por nós? Temos de trabalhar a percepção que as pessoas têm por nós. Por isso, há quatro pilares principais para criar sua marca pessoal", aponta a gerente comercial de Incentivos e Eventos Internacionais da Renase, Carol Rachid.
Segundo Carol, são eles:
- Definição de identidade:
- Como você gostaria de ser visto/lembrado?
- Autenticidade:
- Seja você: use pessoas como exemplos e não para copiar
- Presença digital:
- Cuide de suas mídias e compartilhe conhecimento
- Networking e reputação:
- Conecte-se de verdade e mostre seu diferencial.
Reconhecimento da profissão
A gestora de Viagens, Eventos e Despesas da XP Inc, Thais Meirelles, dividiu com os travel managers que assistiam ao minilab que, por meio de uma iniciativa da Alagev, o conselho da associação está criando o Projeto CBO para gestores de viagens.
O objetivo é que a profissão “gestor de viagens” seja reconhecida na Classificação Brasileira de Ocupações, do Ministério do Trabalho e Emprego.
“A CBO não tem a profissão gestor de viagens reconhecida. De eventos, por exemplo, tem um código. Mas o nosso intuito e conseguir pleitear um reconhecimento dentro do Ministério do Trabalho para poder nivelar, padronizar e ser reconhecidos", diz.
Para profissionalizar esta carreira e elevar a posição do travel manager no mercado, Thais divulgou ainda uma pesquisa que o grupo da Alagev está fazendo para conhecer melhor o profissional que atua como gestor de viagens para fundamentar com dados a solicitação de reconhecimento da ocupação na legislação trabalhista. Participe neste link.