Beatrice Teizen   |   22/12/2025 14:40

Alagev Educa ganha tração como alternativa à formação tradicional em Turismo

Plataforma da entidade soma mais de 23 mil matrículas e 2,5 mil usuários, com foco no corporativo

Divulgação
Andrea Matos e Luana Nogueira, da Alagev
Andrea Matos e Luana Nogueira, da Alagev

Em um cenário de retração e transformação dos cursos superiores de Turismo no Brasil, a Alagev vem fortalecendo, ao longo do último ano, a atuação da plataforma Alagev Educa como alternativa de capacitação prática voltada ao setor de viagens e eventos corporativos.

Dados do Censo do Ensino Superior mostram que, entre 1997 e 2022, cerca de 159 mil profissionais se formaram em cursos de Turismo no País, número que pode chegar a 170 mil desde a criação da graduação, em 1971. Após o pico registrado nos anos 2000 – com mais de 15 mil formandos em 2005 e 608 cursos ativos em 2007 –, o setor entrou em forte retração, movimento que passou a desacelerar a partir de 2017.

Enquanto os bacharelados dominaram a formação por décadas, os cursos tecnológicos ganharam espaço e, a partir de 2020, tornaram-se a principal via de formação. No período analisado, as graduações formaram 131 mil turismólogos, os tecnológicos 27 mil e as licenciaturas pouco mais de 600. Já o ensino a distância passou a representar 36% dos formandos e 60% das novas matrículas.

Nesse contexto, a Alagev avalia que parte significativa dos cursos ainda apresenta lacunas em relação à prática real do mercado e ao alinhamento com segmentos como viagens corporativas e eventos (Mice). A resposta da entidade tem sido o fortalecimento da Alagev Educa, que reúne capacitações desenvolvidas por profissionais atuantes no setor, com foco em temas como ESG, compliance, gestão de fornecedores, planejamento de eventos e tendências em mobilidade corporativa.

“O setor de viagens e eventos corporativos exige profissionais preparados para atuar com agilidade, estratégia e visão integrada. A Alagev Educa tem cumprido esse papel ao oferecer uma formação dinâmica e conectada às necessidades reais do mercado”

Luana Nogueira, diretora-executiva da Alagev

Ao longo do último ano, a plataforma registrou crescimento consistente, com mais de 2,5 mil usuários ativos, mais de 23 mil matrículas realizadas e mais de 2 mil aulas concluídas. O conteúdo está organizado em três trilhas principais – Viagens Corporativas, Eventos Corporativos e Soft Skills – e conta com condições diferenciadas para associados da entidade.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Beatrice Teizen

Conteúdos por

Beatrice Teizen

Beatrice Teizen tem 6614 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Jornalista formada pela PUC-SP, com experiência em redações como Forbes Brasil e Agora São Paulo, além de colaborações para CNN Brasil e UOL. Entrou na PANROTAS em 2017, com foco especialmente no PANROTAS Corporativo, e, desde 2021, atua como coordenadora de Redação