Karina Cedeño   |   08/12/2025 16:08

Viagens corporativas estão sendo mais valorizadas do que nunca; veja insights para 2026

Relatório mostra forte retomada das viagens de negócios, tendências e mudanças de comportamento em 2026


Getty Images
90% dos viajantes frequentes de negócios agora consideram as viagens um investimento essencial ou um custo operacional necessário
90% dos viajantes frequentes de negócios agora consideram as viagens um investimento essencial ou um custo operacional necessário

As viagens corporativas seguem com sua forte recuperação (ainda em relação à pandemia), e novos dados sugerem que seu papel nas operações empresariais é mais valorizado do que nunca.

De acordo com The State of Corporate Travel & Expense 2026, pesquisa anual do setor feita pela Navan e Skift, 90% dos viajantes frequentes de negócios agora consideram as viagens um investimento essencial ou um custo operacional necessário. Isso sinaliza uma mudança notável de mentalidade após anos de interrupções e gastos cautelosos.

O relatório é baseado em insights de quase 1,8 mil respondentes de três grupos: viajantes, gestores de viagens e gestores financeiros. Juntos, seus pontos de vista oferecem uma visão detalhada do atual ecossistema de viagens e despesas, incluindo onde os processos estão melhorando e onde persistem ineficiências.

O levantamento mostra que:

  • Para 90% a viagem de negócios é um investimento essencial ou um custo necessário, uma alta de 8 pontos percentuais em relação ao relatório do ano passado;
  • 84% concordaram que se reunir pessoalmente é sempre mais eficaz do que se reunir virtualmente, uma alta de 2 pontos percentuais em relação ao relatório do ano passado;
  • 48% fizeram seis ou mais viagens nos últimos 12 meses, acima dos 40% registrados nos dois anos anteriores.

A pesquisa também mostra as cinco principais razões pelas quais os funcionários das empresas estão viajando em 2025 e 2026:

  1. Viagens essenciais relacionadas a clientes
  2. Fechar um negócio
  3. Estabelecer novos relacionamentos comerciais
  4. Participar de conferências/eventos em grupo/equipe
  5. Fortalecer relacionamentos comerciais já estabelecidos

Tendências reveladas pela pesquisa

Confira, abaixo, quatro principais tendências e insights revelados pelo estudo:

1. Interações presenciais são estrategicamente importantes

Shutterstock
Interações olho no olho voltam a ser vistas como estrategicamente importantes
Interações olho no olho voltam a ser vistas como estrategicamente importantes

Uma das principais tendências reveladas pela pesquisa é o propósito renovado das reuniões presenciais. À medida que as empresas buscam fortalecer relacionamentos, melhorar a colaboração e impulsionar o desenvolvimento de negócios, as interações olho no olho voltam a ser vistas como estrategicamente importantes.

Esse ressurgimento está influenciando a frequência das viagens e moldando a escolha de destinos em vários setores.

2. Conformidade com a política de viagens continua sendo um desafio

Divulgação
80% dos viajantes às vezes fazem reservas fora da plataforma
80% dos viajantes às vezes fazem reservas fora da plataforma

Apesar desse impulso, a conformidade continua sendo um desafio para os programas de viagem. O relatório mostra que 80% dos viajantes às vezes fazem reservas fora da plataforma, muitas vezes motivados por conveniência, percepção de melhores opções ou falhas de usabilidade nas ferramentas corporativas.

Gestores de viagens indicam que melhorar a usabilidade das plataformas e oferecer maior transparência nas opções de reserva pode ajudar a reverter a queda de longo prazo na conformidade.

3. Sistemas fragmentados e outros obstáculos

Freepik
Sistemas fragmentados e fluxos de trabalho manuais se tornam barreiras para a eficiência
Sistemas fragmentados e fluxos de trabalho manuais se tornam barreiras para a eficiência

A pesquisa também destaca obstáculos operacionais enfrentados pelas equipes financeiras. Muitas citam sistemas fragmentados e fluxos de trabalho manuais como barreiras para a eficiência.

Esses desafios atrasam o processamento de despesas, criam lacunas de supervisão e dificultam a otimização dos gastos. Integrações simplificadas e soluções automatizadas aparecem no topo da lista de desejos dos gestores financeiros para o próximo ano.

4. Empresas têm receio de adotar novas soluções

Divulgação
Muitas organizações estão receosas de adotar novas soluções devido à complexidade percebida na implementação
Muitas organizações estão receosas de adotar novas soluções devido à complexidade percebida na implementação

Um dado notável diz respeito à relutância das empresas em trocar de plataforma de viagens e despesas. Embora funcionalidade e custo continuem importantes, o relatório identifica um novo fator de hesitação: fadiga de mudança. Muitas organizações estão receosas de adotar novas soluções devido à complexidade percebida na implementação e ao potencial de causar interrupções para os funcionários.

Juntas, essas percepções formam um retrato oportuno de um setor em transição. As viagens corporativas recuperaram sua importância estratégica, mas os sistemas de apoio precisam evoluir para corresponder às expectativas dos viajantes, às exigências regulatórias e aos objetivos operacionais.

À medida que as organizações refinam suas políticas e ferramentas digitais, espera-se que o foco em 2026 se volte para simplificar processos, melhorar a conformidade e aprimorar a experiência de ponta a ponta para todos os envolvidos.

Principais preocupações dos viajantes corporativos

A pesquisa também revelou quais são as principais preocupações e desafios dos viajantes corporativos:

  1. Interrupções (devido a voos cancelados, clima etc.) – 49%
  2. Informações oportunas sobre mudanças nos procedimentos de viagem – 41%
  3. Atualizações frequentes sobre novas políticas de viagem da empresa – 23%
  4. Manter-se saudável durante a viagem – 19%
  5. Entender a política de T&E da minha empresa – 15%
  6. Entender regras e requisitos (ex.: visto) – 13%
  7. Ter que pagar despesas de viagem com cartão de crédito pessoal – 11%

Para acessar o levantamento completo, clique aqui.

Metodologia do estudo

A Navan contratou a Skift para realizar pesquisas globais com viajantes de negócios e gestores de viagens e finanças nos últimos sete anos. A edição deste ano reuniu 1.798 respostas totais em agosto de 2025, incluindo 869 gestores de viagens e finanças corporativas e 929 viajantes de negócios.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Karina Cedeño

Conteúdos por

Karina Cedeño

Karina Cedeño tem 7720 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero em 2011 e com mais de dez anos de experiência em reportagens no setor de Turismo.