Felippe Constancio   |   01/08/2016 12:11

Desafios do faturamento no complexo setor hoteleiro

Em conversa com o vice-presidente da Alagev e proprietário do Grupo TX, Walter Teixeira, a matéria traz como tema os meios de pagamento - incluindo o polêmico faturamento


Flickr

Como pagar pela hospedagem? Essa é a pergunta que abre a reportagem da seção "O Gestor", da Alagev, na edição 1.229 do Jornal PANROTAS esta semana. Em conversa com o vice-presidente da Alagev (Associação Latino Americana de Gestores de Viagens e Eventos Corporativos) e proprietário do Grupo TX, Walter Teixeira, a matéria traz como tema os meios de pagamento - incluindo o polêmico faturamento.

Nas viagens corporativas, o método de pagamento por faturamento representa, para muitas empresas fornecedoras, custos elevados, processos manuais, risco de crédito, atrasos e por aí vai. Dados recentes da Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas) mostram que, no primeiro semestre deste ano, quase 50% das reservas de hotéis foram pagas desta forma.

Apesar do dado da Abracorp estar 11% menor que a quantidade de faturamentos nos seis primeiros meses de 2015, seu nível é persistentemente elevado em relação ao uso do cartão de crédito, por exemplo, de 26%. De acordo com Teixeira, esta condição se dá pelo tipo de serviço do setor.

"Quando uma agência vende um bilhete aéreo, ela já tem o valor final e já debita no cartão. Na hotelaria é diferente, pois uma reserva pode não se transformar em hospedagem, há a possibilidade de no show, extensão na duração da estada e consumos extras". O valor final da transação só é de fato conhecido no check-out do hóspede, o que traz dificuldade em comparação, por exemplo, ao transporte aéreo.

Para saber mais sobre a complexidade dos pagamentos no setor hoteleiro, basta ler a reportagem na versão digital do JP 1.229, que circula em todo o País em versão impressa a partir de quarta-feira (3).

LEIA TAMBÉM
E mais Surface, editorial, check-in e as mais lidas da semana no Portal PANROTAS

Número de brasileiros cai 22% em janeiro nos Estados Unidos. Paralelamente, destinos começam seleção de novos representantes.

O que mostram os resultados financeiros da CVC no primeiro semestre.

Conheça a nova sede da GVA e sua estratégia para os destinos representados: Dinamarca, Noruega, Mônaco, Seychelles e Barbados.

Diretor da Latam Travel Brasil conta os próximos passos na integração entre Tam Viagens e Lantours.

Nova equipe da CVC inclui medalhões que já passaram por outras operadoras.

GBTA 2016: os cases de sucesso, os lançamentos e o impacto dos acontecimentos mundiais nas viagens corporativas.

Artigo de Rubens Schwartzmann, presidente da Abracorp, em que ele revela o conceito de Top Partner Abracorp.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Felippe Constancio

Colaboração para o Portal PANROTAS

Felippe Constancio tem 571 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!