Felippe Constancio   |   15/08/2016 16:37

Valor de reservas diretas em hotéis é quase o dobro de compras em terceiros

Uma recente pesquisa feita pela provedora de soluções para taxa de ocupação em hotéis Site Minder pode colocar mais lenha no debate da dependência - ou simbiose - entre OTAs e o setor hoteleiro


Divulgação Hilton

Uma recente pesquisa feita pela provedora de soluções para taxa de ocupação em hotéis Site Minder pode colocar mais lenha no debate da dependência - ou simbiose - entre OTAs e o setor hoteleiro.

Conforme a pesquisa, feita a partir de 43,5 milhões de reservas do ano passado até junho deste ano - o que corresponde a US$ 16 bilhões em receita para os clientes de hotéis -, o valor das reservas feitas em hotéis através de canais diretos é praticamente o dobro em relação aos demais canais de compra.

Ao oferecer distribuição via OTAs e GDSs, a consultoria australiana buscou o valor médio das reservas feitas por meio de tecnologia Channel Manager - que ajuda hotéis a distribuírem por meio de terceiros - e chegou à cifra de US$ 340. No entanto, ela diz que o valor médio das reservas por meio de canais on-line que ela oferece a hotéis para seus próprios sites foi US$ 600.

Os números podem ser interpretados como uma tendência ou coincidência?

Segundo outro estudo recente, este da Triptease, que comparou mais de 200 milhões de preços entre compras diretas e com intermediárias, 53% das taxas são mais baratas nos sites dos próprios hotéis em relação a meios intermediários.

Por parte da Site Minder, do lado dos hotéis, fica a sugestão de um equilíbrio entre o alcance por meio de terceiros e o potencial lucro com as reservas diretas. Àqueles que administram viagens corporativas, fica o reforço de que as reservas de direct connection anunciam um novo comportamento de compra por parte do viajante, ainda que muitas vezes sem o conforto e o tracking (rastreamento) como fator "segurança".

Para a Site Minder, os números mostram que talvez os hotéis estejam conseguindo tirar maior proveito com as compras diretas, ou ao menos aumentando o poder de barganha - como é o caso das redes Hilton e Marriott, que nos últimos meses lançaram campanhas de descontos e benefícios a clientes que fizessem reservas diretamente em seus sites.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Felippe Constancio

Felippe Constancio tem 571 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS