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Rafael Faustino   |   17/11/2016 11:48

Accor muda site para ser uma "OTA qualificada"; saiba

A Accor Hotels anunciou nesta manhã a chegada ao Brasil da Fastbooking, ferramenta de desenvolvimento de canais digitais para hotéis independentes adquirida no ano passado.

A Accor Hotels anunciou nesta manhã a chegada ao Brasil da Fastbooking, ferramenta de desenvolvimento de canais digitais para hotéis independentes adquirida no ano passado.

A plataforma atua em etapas que vão desde o desenvolvimento de sites para os hotéis até mecanismos de reserva, gerenciamento de canais e soluções de marketing para aumentar o tráfego. O grande atrativo enfatizado pela Accor com a iniciativa, entretanto, é disponibilizar os hotéis independentes no accorhotels.com, marketplace da rede de origem francesa, e aumentar sua visibilidade.

Emerson Souza
Henrique Campolina e Patrick Mendes, da Accor Hotels, e Guillaume de Marcillac, da Fastbooking
Henrique Campolina e Patrick Mendes, da Accor Hotels, e Guillaume de Marcillac, da Fastbooking

É mais um passo da Accor para impulsionar as vendas diretas, que, em setembro deste ano, já chegavam a 70% do total, levando em conta todos os negócios. “Queremos controlar nossa distribuição e nosso futuro. E ajudar os independentes a fazer o mesmo. Nos dois últimos anos investimos cerca de US$ 275 milhões em serviços digitais e a intenção é ser cada vez menos dependente de outros distribuidores”, destacou o CEO da Accor na América do Sul, Patrick Mendes, na coletiva de anúncio da novidade, ocorrida nesta manhã em São Paulo.

A Accor afirma que não irá retirar seus hotéis desses outros canais, como as OTAs, mas, com a adição de propriedades independentes em seu site, quer oferecer um serviço semelhante ao desses players digitais. Mas diferenciando-se pela qualificação das propriedades."Nossa intenção não é lucrar com comissão, mas enriquecer a experiência do hóspede. As OTAs oferecem tudo, inclusive o que oferece um serviço ruim. Nós seremos seletivos, com no máximo dez mil hotéis selecionados por critérios qualitativos", enfatizou Mendes,

A estimativa da empresa é chegar a 200 hotéis independentes no Brasil, complementando a oferta que a rede já tem com suas marcas próprias. Para entrar na Fastbooking, não haverá taxa de adesão, mas os hotéis pagarão uma comissão de 14% no primeiro ano e 16% após isso. Além disso, os hóspedes poderão acumular nas propriedades independentes pontos no programa de fidelidade da Accor, o Leclub Accor Hotels. A utilização desses pontos, entretanto, poderá ser feita apenas nos estabelecimentos com marcas da Accor.

Emerson Souza
Felipe Riemma, do Grande Hotel, do Senac, primeiro parceiro da Accor Hotels por meio da Fast Booking, com Patrick Mendes
Felipe Riemma, do Grande Hotel, do Senac, primeiro parceiro da Accor Hotels por meio da Fast Booking, com Patrick Mendes
“Temos a expertise em atuar com hotéis independentes, e por isso a Accor quer que nós façamos a integração da conectividade dessas propriedades com o seu marketplace. Na França, isso se mostrou um sucesso, e hoje já temos que filtrar e recusar algumas parcerias”, apontou o co-CEO da Fastbooking, Guillaume de Marcillac, também presente no anúncio.

PRIMEIRO PARCEIRO
Para chegar aos hotéis independentes brasileiros, foi escalado para liderar a Fastbooking no Brasil Henrique Campolina, que está na Accor Hotels desde 2000 e atuava recentemente como gerente de pricing e revenue da rede Ibis no Brasil.

A Accor aproveitou a ocasião para anunciar seu primeiro parceiro no Brasil via Fastbooking. Os hotéis Senac de São Paulo, com a marca Grande Hotel em Campos do Jordão e Águas de São Pedro, que também funcionam como laboratório da instituição de ensino, serão os primeiros não só no País, mas na América do Sul a entrar no serviço.
“Ficamos muito felizes com a parceria e temos certeza que será de grande proveito”, comentou o gerente de Vendas Felipe Riemma.

Outras parcerias serão feitas seguindo critérios definidos por aprovação dos clientes e localização geográfica. “A gente vem trabalhando com muito critério a seleção dos hotéis, vendo muito bem a pontuação em ferramentas como o Tripadvisor. Teremos desde hotéis econômicos aos butique, e para cada um deles temos um target de notas, para avaliar a experiência do cliente naquela hospedagem”, explicou Campolina. Hoteis econômicos deverão ter nota média de pelo menos 3,5 pontos. Já os midscale nota quatro e, os upscale, 4,5 pontos.

Paralelamente, será analisada a complementaridade à oferta que a Accor já possui com seus hotéis próprios. “Se em uma região já temos hotéis Ibis, por exemplo, não será necessária uma parceria com hotéis econômicos”, citou Patrick Mendes. “Em alguns lugares atuaremos sob demanda. Em outros, o Henrique deverá ser mais proativo para conseguir as parcerias. Avaliaremos caso a caso”, complementou.

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