Consolidação do programa de viagens: veja as vantagens

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Emerson Souza
Patricia Thomas (Alagev), Ronaldo Linares (Accenture), Marina Shimada (Honda) e Maura Allen (Radius Travel)
Patricia Thomas (Alagev), Ronaldo Linares (Accenture), Marina Shimada (Honda) e Maura Allen (Radius Travel)
Quais são as vantagens da consolidação do programa de gestão de viagens? O tema é debatido durante o Fórum Costa Brava, em Campinas (SP), e trouxe pontos de vistas de especialistas da área.

Segundo a vice-presidente da Radius Travel para a América Latina, Maura Allen, há muitas razões para consolidar, e algumas delas são: ter a visão total das contas da viagem, oportunidades de economia, maior eficiência dos processos e da qualidade de atendimento, entre outros.

Para isso, no entanto, é preciso levar em conta a complexidade do processo, que pode envolver muito tempo e investimento. “Antes de qualquer coisa, é preciso analisar se a TMC tem condições para consolidar e parceiros globais para integrar o programa, afinal, processos e ferramentas trazidos de outros países podem melhorar consideravelmente a eficiência da TMC”, explica Maura.

Mas antes de implementar um processo de gestão global é preciso, segundo o gestor de viagens e eventos da Accenture para a América Latina, Ronaldo Linares, conhecer muito bem os mercados locais. “É de vital importância conhecer particularidades de cada país antes de implantar um processo global, informando-se sobre as restrições que as empresas têm nesses mercados, qual é o perfil de compra e as caraterísticas dos viajantes."

Segundo ele, é preciso discutir com stakeholders para identificar riscos e potenciais impactos do programa global, pensando também nas medidas para minimizá-los. Isso além de abrir um canal de comunicação entre as lideranças envolvidas no processo e usá-lo da forma mais transparente possível.

O painel foi mediado por Patricia Thomas, da Academia de Viagens Corporativas e da Alagev, e também contou com a participação da gestora de viagens da Honda, Marina Shimada.
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