Movida

Juliana Monaco   |   05/01/2021 15:46

Tendência de "hotelizar" escritórios ganha força na pandemia

A oferta de mais comodidades é um diferencial competitivo e contribui para reter talentos nas empresas


Além de ser um diferencial competitivo, a oferta de mais comodidades contribui para a retenção de talentos
Além de ser um diferencial competitivo, a oferta de mais comodidades contribui para a retenção de talentos
A princípio, pensar na "hotelização" dos escritórios pode parecer estranho, já que os dois espaços têm usos bem diferentes quando se trata de trabalho e lazer. Mas o ponto em comum é a "conciergerie", ou seja, a oferta de uma variada gama de serviços que proporciona a melhor experiência possível a seus usuários. Juntamente com essa tendências, a tecnologia aparece como um fator relevante, proporcionando aos usuários comodidades como reservar uma estação de trabalho ou uma sala de reunião pelo smartphone, agendar manicure e pedicure por meio de um aplicativo ou usar uma carteira digital para pagar todos os serviços oferecidos no edifício.

"Nunca se falou tanto em experiência do cliente. Esta é uma tendência que estamos observando há uns dois, três anos, especialmente nos mercados de varejo e hospitalar, e que chega agora aos edifícios corporativos na forma de oferta de mais atratividade e serviços", disse a gerente de Novos Negócios de Projetos e Obras da JLL, Luciana Arouca. "A pandemia mostrou que muita gente não precisa ir à empresa para exercer sua função. Se não pensarmos no escritório com essa cara de hotelaria, de gerar uma experiência interessante, nenhum colaborador se sentirá encorajado a voltar, especialmente enquanto houver risco de contaminação, por exemplo, para aqueles que utilizam, com frequência, o transporte público", analisa.

Para os proprietários de edifícios corporativos, a "hotelização" também pode ser um diferencial competitivo importante. "Antes da pandemia, os proprietários estavam em uma situação mais tranquila, porque já não havia tanta vacância em São Paulo. A covid-19 mudou a equação: como resposta imediata diante do novo cenário, algumas empresas optaram pela revisional de locação e outras pela devolução de espaços. Um dos gatilhos para aumentar a atratividade de um edifício é oferecer mais facilidades para que o locatário possa tomar uma decisão que vá mais além do que meramente o aspecto financeiro", afirma Luciana.

ATRAÇÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS

"Trabalhar remotamente pode ter muitas vantagens, mas o que faz o funcionário não perder o cordão umbilical com a empresa é estar inserido naquela cultura e ter essa experiência no ambiente coletivo de trabalho. O escritório precisa se remodelar para criar uma experiência que faça as pessoas quererem ir à empresa”, explica a executiva.

Pensando a longo prazo, investir em mais serviços e comodidades nos edifícios corporativos pode se revelar uma ferramenta importante para as empresas na atração e retenção de funcionários. No entanto, segundo Luciana, a preocupação com a saúde não é o único fator que motiva o investimento na oferta de mais facilidades. Será necessário melhorar a experiência dos colaboradores e criar ambientes que incitem a criatividade, a colaboração e o exercício da cultura organizacional.

"A pandemia deixou clara a importância do trabalho em equipe, com times multidisciplinares e diversos. As pessoas entenderam a importância de trocar ideias e dos relacionamentos no trabalho. Isso reforça o sentimento de pertencimento e fortalece a cultura organizacional", conclui a gerente.

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