Roberta Queiroz   |   04/07/2016 19:36

Mice da Am. Latina vive "melhor momento" em 40 anos

O Mice (Meeting, Incentives, Conferences and Exhibitions) é um dos poucos setores dentro da indústria do Turismo brasileiro e o da América Latina que navega na contramão da crise. O mercado não só navega bem como vive o melhor momento dos últimos 40

Jhonatan Soares
Alejandro Peláez Rodriguez, da Procolombia, com Miguel Harraca, diretor do CVB América Latina

O Mice (Meeting, Incentives, Conferences and Exhibitions) é um dos poucos setores dentro da indústria do Turismo do Brasil e da América Latina que navega na contramão da crise. O mercado não só navega bem, como vive o melhor momento dos últimos 40 anos. Está é a conclusão do diretor do Convention & Visitors Bureau da América Latina, Miguel Harraca, uma das vozes do MPI Lamec e da segunda edição do Unecongresso.

“A tendência é que o Mice desenvolvido na América Latina cresça 13% até 2020. Um índice totalmente oposto às previsões da Europa, que deve apresentar queda de 4%”, argumentou Harraca. Segundo o executivo, esse movimento pode ser explicado pela migração de grandes empresas para a Ásia e países latino-americanos.

“Precisamos aproveitar o momento. Redes hoteleiras renomadas estão expandindo a oferta em nossos países e gerando lucro em toda a cadeia ligada ao Mice”, explicou. Harraca afirmou que a criação da Unestinos é uma ótima iniciativa frente ao cenário próspero. “A entidade mostra que os CVBs brasileiros estão dispostos a interagir de forma coletiva com a iniciativa pública e a população do destino como um todo”, elogiou.

O diretor não comparou o Mice brasileiro com nenhum outro país por um simples motivo: a singularidade. “Falar de América Latina é falar de lugares muito diferentes. É injusto igualar as condições que cada cidade tem de articular o Mice. São infraestruturas e situações econômicas muito diferentes. O que posso dizer é que São Paulo merece destaque”, opinou.

Harraca também esclareceu que o marketing de destinos desenvolvido na América Latina ainda está longe do ideal. Entender a função dos CVBs, fortalecê-los institucionalmente e entender que recursos financeiros não interferem no sucesso do Mice dentro de uma cidade são tarefas que persistem na lição de casa da maioria dos CVBs.

COLÔMBIA E A INDÚSTRIA DE CASAMENTOS
O diretor da Procolombia, Alejandro Peláez Rodriguez, também dividiu o palco com Harraca. Rodriguez afirmou que compreender o potencial de um destino é imprescindível para que o marketing gere resultados. "Estamos apostando em produtos alternativos como, por exemplo, casamentos. Cartagena é uma cidade que tem atraído muitos casamentos e viagens de lua de mel", comentou. De acordo com Rodriguez, o brasileiro não tem o costume de casar no Exterior e, exatamente por isso, o órgão de promoção da Colômbia está investindo no produto com a ajuda do trade brasileiro. "Quando esse tipo de Turismo é bem feito, ele costuma ser replicado em larga escala", garantiu.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Roberta Queiroz

Roberta Queiroz tem 1614 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS