"Setor de eventos mudou e gestores precisam acompanhar", diz especialista
Professor da academia de eventos José Marques aponta tendências para profissionais do Mice durante Discover Rio
"A música Do Leme ao Pontal precisa ser revista." Assim brincou o professor da Academia de Viagens Corporativas José Marques para dar início a seu workshop sobre as tendências no mercado de Mice nesta sexta-feira (23), no Hilton São Paulo. "A Barra da Tijuca era só um lugar que o carioca ia à praia, mas não via como parte do Rio de Janeiro. Hoje, tem muito mais lugares para ir, conhecer, e, principalmente, aproveitar na cidade."
No "Discover Rio", os agentes de empresas de eventos corporativos e clientes tiveram a chance de trocar cartões e saber mais do papel do meeting planner que, de acordo com o especialista, deve encontrar novas formas de trabalho para ter sucesso nos resultados a partir da atração e engajamento dos participantes.
"Estamos diante de um grande dilema. Temos de assumir o papel tanto de gestor quanto de agência de eventos. Estávamos acostumados a visitar o cliente e pegar o briefing. Falávamos de entregar eventos com 'pax', A&B baratos e com foco na logística no que se refere a hospedagem e transporte. A gente precisa mudar um pouco e partir para uma logística mais avançada, que olha para a política da empresa, no fluxo dos processos, nos fornecedores, e, acima de tudo, olhar para o participante, que é o principal do evento."
Ainda sobre o papel do organizador de eventos, Marques ressaltou a importância de incrementar a atratividade de um destino. "Temos de achar coisas novas, trabalhar de uma nova forma um mesmo destino. O convite é ver o Rio de Janeiro com seus novos lugares e equipamentos (locais para eventos)", comenta o palestrante fazendo um paralelo entre a Olimpíada do Rio e a nova maneira de se desenhar eventos corporativos e associativos.
Conforme comentou a co-fundadora da Academia de Viagens Viviânne Martins durante a apresentação, o Visit Rio chega com a proposta de apresentar o que o Rio de Janeiro tem de novo para ser descoberto em relação a novos produtos, serviços e equipamentos. Grátis e disponível tanto em IOS quanto Android, o app mostra inúmeras opções de onde comer (quiosques, restaurantes, sorveteria, fast food, cafés), o que fazer de acordo com locais (como Barra, Arpoador, Jardim Botânico), onde comprar (shopping, etc), cultura, lugar para dançar e lugares para praticar esportes), além de um calendário de eventos.
O aplicativo mostra ainda, através do app incorporado Moovit, as direções com geolocalizador.
Após São paulo, o workshop será para os cariocas, no Grand Hyatt Rio de Janeiro, no dia 6 de outubro.
PANROTAS / Felippe Constancio
1/13
Eduardo Cordeiro, da Rio Convention & Visitors Bureau, e Silvio Araujo, do Grand Hyatt Rio de Janeiro
PANROTAS / Felippe Constancio
2/13
O professor da Academia de Viagens Corporativas, José Marques
PANROTAS / Felippe Constancio
3/13
No workshop, os participantes tiveram tempo especialmente dedicado a network com colegadas à mesa
PANROTAS / Felippe Constancio
4/13
Clauce Fernandes, Luana Bruno Pinheiro e Rodrigo Botono, da CWT Meetings & Events
PANROTAS / Felippe Constancio
5/13
Henrique Pissaoldo, da Casablanca Turismo, e Fernanda Lial, da Flytour Eventos
PANROTAS / Felippe Constancio
6/13
Debora Lavratti, da Accor
PANROTAS / Felippe Constancio
7/13
Roberto Mega Jr. e Daniela Leal, da Central de Eventos
PANROTAS / Felippe Constancio
8/13
Raffaele Cecere e Carolina Alvim, da R1 Soluções Audiovisuais
PANROTAS / Felippe Constancio
9/13
Durante o workshop do professor José Marques, os participantes discutiram formas de engajamento em eventos
PANROTAS / Felippe Constancio
10/13
Victor Paulo Geertshuis, da Hotelaria Brasil
PANROTAS / Felippe Constancio
11/13
Os participantes puderam conferir as últimas novidades dos patrocinadores do Discover Rio: Accor, Grand hyatt Rio de Janeiro, Hilton Barra, Hotelaria Brasil, Marriott; e R1. O workshop teve o apoio do Rio Convention & Visitors Bureau.
PANROTAS / Felippe Constancio
12/13
Viviânne Martins e Patrícia Thomas, da Academia de Viagens Corporativas e blogueiras do PANROTAS