Felippe Constancio   |   29/11/2016 16:00

México se prepara para sediar COP do meio ambiente

Encontro de mais de dez mil pessoas tem como proposta buscar maior integração de entidades governamentais e instituições a favor da promoção do conhecimento e redução de impactos negativos

Divulgação UNFCCC

O México está se preparando para sediar um dos eventos mais importantes do mundo sobre biodiversidade. Marcada entre os dias 4 e 17 de dezembro deste ano, a Convenção das Partes (COP, na sigla em inglês) deve reunir mais de dez mil pessoas em Cancún para o desenvolvimento de políticas que incluem a biodiversidade na agenda de governos e entidades globais e locais.

No evento, mais de 200 ministros e executivos de meio ambiente de dezenas de países discutirão práticas, firmarão acordos de compromisso e alinharão políticas voltadas à conservação e uso sustentável da biodiversidade. A proposta é buscar maior integração de entidades governamentais e instituições a favor da promoção do conhecimento, redução de impactos negativos e estudo de casos de práticas sustentáveis de financiamento e conservação nos setores agrícola, pesqueiro, turístico e de conservação florestal.

A COP serve também para impulsionar o cumprimento do Plano Estratégico para a Diversidade Biológica 2011-2020 e as Metas de Aichi, bem como outros protocolos a favor da conservação.

Criado em dezembro de 1993, a COP já teve 12 reuniões e adotou mais de 367 decisões e é a instância máxima do Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, que teve seu primeiro encontro mundial no Rio de Janeiro em 1992, reunião que ficou conhecida como Eco-92, "Cúpula da Terra", que contou com a participação de 196 países.

MICE NO CARIBE
De grandes convenções a sofisticados casamentos. Um dos mais atraentes mercados de eventos das Américas, o Caribe chama a atenção tanto pela segurança quanto pelo custo benefício do investimento - e por isso foi recentemente tema principal de um suplemento especial do Jornal PANROTAS neste semestre. Confira aqui os produtos turísticos para o corporativo na região, que inclui a cidade de Cancún.

Tópicos relacionados