Karina Cedeño   |   19/07/2023 12:05

Simplificação de processos é prioridade para gestores; veja estudo

Satisfação do viajante, combate à fraude e pagamento sem atrito também são tópicos de atenção


Unsplash / Lara Far
88% dos compradores consideraram a gestão de pagamentos e despesas como “muito importante” ou “extremamente importante”, em comparação com 76% em 2021
88% dos compradores consideraram a gestão de pagamentos e despesas como “muito importante” ou “extremamente importante”, em comparação com 76% em 2021

Uma recente pesquisa feita pela BCD Travel com 164 compradores de viagens em todo o mundo revela que a importância do gerenciamento de gastos e despesas com viagens corporativas aumentou em prioridade, atingindo o nível mais alto desde 2020. Em 2023, 88% dos compradores consideraram a gestão de pagamentos e despesas como “muito importante” ou “extremamente importante”, em comparação com 76% em 2021.

Em termos de prioridades de pagamento e despesas, o ranking permanece inalterado em relação a dois anos atrás. A simplificação dos processos permanece no topo, seguida pela satisfação do viajante, combate à fraude e pagamento sem atrito e classificação de experiência de despesas. A eficiência operacional, que se traduz em economia de custos indiretos, teve o aumento de importância mais significativo.

Quando se trata de configuração e administração de pagamentos, os maiores pontos de atenção para os compradores de viagens são fornecedores que não aceitam métodos de pagamento específicos ou cobram taxas extras (46%) e necessidades de pagamento de não funcionários (43%).

Olhando para os métodos de pagamento, cartões corporativos (84%) e contas de cobrança central/contas de viagens corporativas (71%) são os dois mais usados. Apenas 38% dos entrevistados oferecem pagamento virtual para seus viajantes. O pagamento de viagens de convidados desperta grande interesse, tanto de usuários de cartão virtual (49%) quanto de não usuários (42%).

Em termos de gestão de despesas e conciliação de cartões de crédito, mais de metade reporta a cobrança de recibos e faturas em falta (52%) como o maior desafio, seguido da conciliação manual (45%) e gestão de despesas de categorias complexas (45%). Quanto à visibilidade de custos e conformidade, quase um quarto dos compradores não tem informações sobre gastos durante a viagem (24%) e reservas fora do programa (23%). Quanto à importância da aprovação antes da viagem para controlar os gastos, as opiniões estão divididas. Enquanto 44% classificam a aprovação pré-viagem como “muito importante” ou “extremamente importante”, muitos a consideram “pouco importante” ou “nada importante”.

A BCD também conduziu recentemente uma pesquisa de pagamento e despesas com 1.349 viajantes. As pesquisas de viajantes e compradores revelam algumas semelhanças e diferenças:

  • Os compradores consideram o risco de fraude mais importante do que os viajantes;
  • Cerca de metade dos compradores e viajantes estão igualmente enfrentando desafios com categorias de despesas complexas, como estadas em hotéis com refeições e outros gastos extras pagos separadamente;
  • 38% dos compradores de viagens oferecem pagamento virtual a seus viajantes, enquanto apenas 1% dos viajantes relata usar esse método;
  • Tanto os compradores quanto os viajantes valorizam mais os recursos da ferramenta de despesas para automação: a capacidade de anexar automaticamente os recibos aos relatórios de despesas (ambos 76%), transações de cartão de crédito para corresponder automaticamente às despesas de viagem (73% e 72% ) e relatórios de despesas a serem preenchidos automaticamente quando os viajantes corporativos reservam uma viagem (69% e 67%);

“Com a tremenda evolução e crescimento em tecnologia e automação financeira, a jornada para transformar a experiência de gerenciamento de gastos com viagens e despesas está bem encaminhada”, afirma o vice-presidente de Produtos de Pagamento e Despesas Digitais da TMC, Ajay Singh.

Para acessar os resultados completos da pesquisa, clique aqui.


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