Maioria das empresas planeja maior orçamento para benefícios corporativos
Pesquisa mostra como as companhias estão gerenciando seus pacotes de benefícios

Um levantamento realizado pela Onhappy, benefício corporativo de viagens a lazer da Onfly, revela que 62,87% das empresas brasileiras planejam aumentar o orçamento para benefícios em 2025.
- Dessas, 22,8% pretendem realizar um aumento significativo no valor;
- 40%, por sua vez, pensam em fazer este investimento de forma moderada.
Nomeado “Panorama de benefícios corporativos - Percepções e expectativas para 2025”, o levantamento foi realizado nos meses de junho e julho deste ano e ouviu líderes e profissionais de Recursos Humanos de empresas de todos os portes e de diversos setores, como indústria, varejo, serviços e tecnologia.
Empresas têm diferentes abordagens em relação a benefícios
A pesquisa mostra como as companhias estão gerenciando seus pacotes de benefícios. Também aponta as preocupações e expectativas em relação a 2025, mostrando um mercado em potencial, onde apenas 9,65% consideram sua política de benefícios extremamente abrangente.
O estudo destaca que pequenas, médias e grandes empresas têm diferentes abordagens e capacidades de investimento em benefícios, refletindo suas realidades financeiras e estratégias de retenção de talentos;
- De acordo com a pesquisa, pequenas empresas planejam aumentos moderados no orçamento de benefícios devido a limitações financeiras;
- As médias empresas, por sua vez, têm uma abordagem mais agressiva, com 64,15% planejando aumentos significativos;
- Já as grandes empresas buscam equilibrar custos e benefícios, com aumentos orçamentários para manter a competitividade.
“No passado, os benefícios corporativos eram ofertados de modo padronizado, restritos a plano de saúde, transporte e vale alimentação. Mas com o avanço da cultura e das dinâmicas de trabalho, em especial quando se trata da expectativa dos colaboradores com o bem-estar, os benefícios oferecidos pelas organizações tornaram-se um componente importante na equação da satisfação profissional”
Gian Farinelli, head de Felicidade Corporativa da Onhappy.
Segundo o especialista, os benefícios tradicionais ainda são fundamentais, mas, à medida que as expectativas dos trabalhadores evoluem, as empresas estão se esforçando para oferecer mais.
Bem-estar: a principal preocupação dos RHs
- A pesquisa mostrou ainda que 72,81% dos profissionais ouvidos reconhecem a importância do bem-estar para a produtividade e a satisfação dos funcionários, sendo a saúde física e mental a principal preocupação listada pelos respondentes;
- Neste mesmo recorte, 47,08% acreditam que o RH está preocupado em oferecer benefícios que realmente impactam e façam sentido;
- 42,4%, por sua vez, afirmam que o setor está apenas preocupado em oferecer benefícios competitivos para atrair e reter talentos.
“Os colaboradores estão atribuindo grande importância a programas de bem-estar, acesso a academias, oportunidades de viagem para lazer, suporte psicológico e iniciativas de promoção da saúde. Adicionalmente, a chegada da Geração Z trouxe uma nova dinâmica ao mercado de trabalho, destacando a importância de um pacote de benefícios bem estruturado na estratégia de atração e retenção de talentos”
Marcelo Linhares, CEO da Onfly.
- Quando se trata das pequenas empresas, que também participaram do levantamento, 67% dizem focar no bem-estar dos colaboradores, enquanto nas médias e grandes empresas, esse valor representa 79% e 71%, respectivamente;
- No recorte por segmentos, o RH no setor industrial está muito focado em oferecer benefícios que promovam o bem-estar dos colaboradores, com representatividade de 61%;
- Os setores de atacado e varejo, serviços e tecnologia se destacam como os mais focados em oferecer benefícios que promovem o bem-estar dos colaboradores, com 68%, 73,3% e 76% de representatividade, respectivamente.
“Os benefícios são apenas uma parte das estratégias de Recursos Humanos. Sua eficácia depende da correta implementação e uso, além de um ambiente organizacional saudável e uma liderança capacitada para promover a cultura empresarial”, ressalta Gian.
Para conferir o estudo na íntegra, acesse a página do material no site da Onhappy.