Relatório da BCD Travel destaca importância de dados de viagens; veja insights
Dados são úteis na negociação com fornecedores, melhoria da conformidade e otimização de gastos

A BCD Travel divulgou uma pesquisa que destaca a importância do uso de dados como ferramenta para o desenvolvimento dos programas de viagem, desde a negociação com fornecedores até a melhoria na conformidade com políticas e otimização de gastos.
O estudo entrevistou 197 compradores de viagens de diversos países e setores de destaque, incluindo manufatura, ciências da vida e serviços financeiros. A maioria trabalha em grandes empresas com mais de 10.000 funcionários; 48% têm responsabilidades globais e 41% respondem ao setor de compras.
Prioridades
- Entre as principais prioridades dos programas de viagem, os compradores apontam a economia e o controle de custos (94%) como extremamente ou muito importantes.
- Conformidade com a política (90%) e duty of care (86%) vêm em seguida.
- Análises de dados e inteligência de negócios também foram bem avaliados: 82% consideram essas áreas extremamente ou muito importantes.
As duas principais prioridades relacionadas a dados são: melhorar a colaboração com TMCs e fornecedores de viagens na coleta e análise de dados (48%), e melhorar a qualidade dos dados (47%).
Outras prioridades incluem: consolidação de dados de diferentes fontes (44%), aprimoramento da análise (42%), uso de insights (36%) e simplificação da coleta de dados (33%).
O valor dos dados
De fato, os dados agregam valor aos programas de viagem de diferentes formas. Eles são especialmente úteis na negociação com fornecedores (65%), melhoria da conformidade (59%) e otimização de gastos (57%).
Desafios
Coletar dados, apenas por coletar, não é o objetivo. O desafio é entender a história que os dados contam e transformá-la em ações. Metade dos participantes enfrenta dificuldades em usar os dados de forma proativa em vez de reativa, o que representa uma oportunidade de melhoria, já que os dados podem revelar áreas de economia, tendências de comportamento dos viajantes e reservas fora da política.
Outros destaques do relatório incluem:
- A maioria dos compradores de viagem dedica tempo regularmente para trabalhar com dados. Embora 74% tenham as habilidades necessárias, 56% preferem deixar essa tarefa para especialistas.
- Apesar de 60% acompanharem seus painéis e analisarem dados com regularidade, 40% só interagem com os dados quando absolutamente necessário. A principal razão para isso é a falta de tempo (44%).
- As TMCs são a principal fonte de dados de viagem para 89% dos compradores. Soluções de pagamento e despesas (69%) e ferramentas de reservas online (66%) também se destacam como fontes externas. Dois em cada 10 usam agregadores de dados ou consultores externos.
- Apenas um em cada dez usa inteligência artificial (IA) para coletar, analisar e relatar dados de viagem - sendo o principal motivo a economia de tempo.
- Os compradores consideram a análise em tempo real (64%) como o recurso mais valioso das ferramentas analíticas, seguida por painéis integrados (57%).