Beatriz Contelli   |   17/11/2025 16:20
Atualizada em 17/11/2025 17:02

Grande maioria estende a viagem a trabalho para o lazer pessoal, aponta pesquisa no MOVE

Estudo conduzido pela PANROTAS ouviu profissionais que viajaram a trabalho nos últimos 12 meses


PANROTAS / Emerson Souza
Beatrice Teizen, coordenadora de Redação da PANROTAS, apresentou a pesquisa no MOVE
Beatrice Teizen, coordenadora de Redação da PANROTAS, apresentou a pesquisa no MOVE

Depois de refletirem sobre IOF e reforma tributária, e ainda como proteger o viajante para evitar riscos, os participantes do MOVE tiveram acesso a uma pesquisa inédita da PANROTAS em parceria com o Trvl Lab e o Travel Tech Hub. O estudo apresenta um panorama atualizado sobre o comportamento das viagens de negócios em 2025.

O relatório, que foi apresentado pela coordenadora da Redação da PANROTAS, Beatrice Teizen, ouviu viajantes corporativos de todas as regiões do Brasil que realizaram ao menos uma viagem de trabalho nos últimos 12 meses. Com base nas 757 respostas, foi possível identificar padrões e tendências:

Preferências e percepções:

  • A participação em eventos presenciais segue sendo considerada fundamental para fechar negócios;
  • Muitos viajantes afirmam gostar de viajar a trabalho;
  • As viagens corporativas tendem a ser mais planejadas e envolver múltiplas atividades além da principal missão da viagem.

Frequência de viagens:

  • 34% realizam de 2 a 3 viagens por ano;
  • 24% fazem de 4 a 5 viagens por ano;
  • As viagens de negócios duram, em média, de 2 a 3 dias.

Outra tendência perceptível é o bleisure. A pesquisa revela que quase 50% dos viajantes corporativos ocasionalmente estendem as viagens de negócios para aproveitar o destino a lazer.

A pesquisa também investigou o uso de tecnologias emergentes no planejamento de viagens corporativas. Quando o assunto é inteligência artificial:

  • 52% não utilizam ferramentas de IA para organizar suas viagens;
  • 47% já utilizaram algum recurso de IA nesse processo.

Outro ponto analisado foi a disponibilidade financeira durante as viagens. Sobre os valores diários fornecidos pelas empresas:

  • Para quase 50%, o valor diário oferecido atende satisfatoriamente;
  • 35% afirmam que o valor também permite aproveitar momentos agradáveis, além das atividades profissionais.

O levantamento indica que as empresas estão avançando na direção de colocar o viajante no centro das decisões, com maior atenção à experiência, ao bem-estar e à flexibilidade durante as viagens corporativas.

Essa e outras pesquisas desenvolvidas pela PANROTAS e o Trvl Lab podem ser acessadas na íntegra clicando aqui.

Patrocínio MOVE

Signature

  • Omnibees

First Class

  • Bradesco Corporate
  • Mastercard
  • United Airlines

Premium Plus

  • ALL Accor
  • BCD Travel
  • SAP Concur
  • Voetur Viagens

Move Party

  • Trend Viagens

Hotel anfitrião

  • InterContinental São Paulo

Tecnologia e Cenografia

  • Grupo R1
  • Tes Cenografia

Credenciamento

  • R1 EvenTech

Empresas parceiras MOVE

Air Europa, Assist Card, Atlantica Hospitality International, Avipam, BWH Hotels, Casa Grande Hotel Resort & Spa, Catalunya, Copa Airlines, Flytour Business Travel, Globalis, Gol Air France KLM, Inovents, ITA Airways, Jeeves, Latam Delta, Lemontech, Maringá Turismo, Meliã, Mobility, Othon, Reserve e Wyndham Hotels & Resorts

Apoio

  • Alagev e TMG

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Beatriz Contelli

Conteúdos por

Beatriz Contelli

Beatriz Contelli tem 5302 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Jornalista formada pela Anhembi Morumbi com pós-graduação em Política e Relações Internacionais pela FAAP. Entrou na PANROTAS em 2019, com foco especialmente em Branded Content, e, desde 2024, atua como repórter da redação.