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Karina Cedeño   |   16/05/2017 09:02

Estudo desvenda os quatro perfis do viajante corporativo; confira

A pesquisa também fornece recomendações para que os gestores lidem com cada tipo de perfil

Depto for Business, Innovation and Skills

Você já parou para pensar que os diferentes perfis dos viajantes de sua empresa podem contribuir para o desenvolvimento dela? A Amadeus e a empresa Descyfra (especializada em desenvolvimento de estratégias e consultoria de negócios) pensaram e apresentaram ao mercado o estudo Viajantes Corporativos e Neuromarketing.

A pesquisa tomou como base o neuromarketing, metodologia que classifica os viajantes por meio da análise de diferentes dimensões inconscientes de comportamento, considerando que esse campo da mente é responsável por entre 80% e 90% dos comportamentos, incluindo decisões (de viagens, por exemplo). O tema também costuma ser bastante abordado por Jeanine Pires no blog MKT Destinos, e ganha destaque após o lançamento dessa pesquisa.

O mais interessante é que, além de identificar os quatro perfis dos viajantes corporativos, o estudo também traça recomendações para que os gestores de viagens saibam lidar com cada um deles, podendo assim personalizar seus serviços e otimizar o cumprimento das políticas de viagens.

Confira a seguir quais são os quatro perfis e as recomendações para cada um deles:

Perfil Marco Polo
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Características
Recomendações
São viajantes que estão sempre em busca de novas experiências e emoções. Apaixonados e curiosos, cansam-se da rotina e da repetição. São otimistas, extrovertidos e inovadores, mas em certas ocasiões podem cometer descuidos.
São potenciais aliados das empresas na hora de implementar novas tecnologias e ferramentas de reservas. Experiências de gamificação e outras formas de reconhecimento contribuem para manter a fidelidade desses viajantes, e propiciar o bleisure a eles pode ser um elemento motivador.


Perfil Phileas Fogg
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Características
Recomendações
São viajantes organizados, curiosos, amantes das novidades e gostam de ter as situações sob controle. Também são sociáveis, desconfiados e cuidadosos, mas às vezes agem impulsivamente.
Esse tipo de viajante valoriza muito atividades alternativas de descanso e a possibilidade de ampliar sua estada no destino. Oferecer-lhe pequenas recompensas a cada objetivo conquistado irá estimulá-lo. Suas primeiras impressões sobre ferramentas de reserva e outras tecnologias definirão a forma com que ele lidará com elas no futuro.


Perfil Charles Darwin
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Características
Recomendações
São metódicos, trabalhadores, organizados e bastante reflexivos. No ambiente de trabalho, dão a impressão de serem perfeccionistas e meticulosos. Fixam-se em metas a longo prazo e não sossegam enquanto não as alcançam, procurando sempre ser reconhecidos no trabalho.
É muito importante para estes viajantes que a política de viagens seja clara, e devem dispor de informações detalhadas sobre ferramentas de reserva. É aconselhável informá-los dos bons resultados obtidos por eles na empresa e fazer reconhecimentos públicos. No caso de algum incidente, é preciso agir rapidamente com esses viajantes.


Perfil Sancho
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Características
Recomendações
Não gostam muito de novidades, dando preferência à estabilidade e ao conhecido. São pessoas sistemáticas que buscam ter tudo sob controle, e se sentem inseguras em novas situações. Costumam ter seus objetivos claros e são perfeccionistas, embora tenham uma inclinação para o pessimismo.
Qualquer mudança de alojamento ou transporte deve ser comunicada com muita antecedência a esse tipo de viajante. É muito importante também informá-lo sobre o tipo de seguro de viagem que está levando em sua trajetória. No caso de incidentes, é preciso agir com cautela e fornecer informações detalhadas a esse viajante.

APLICAÇÃO NO MERCADO BRASILEIRO
Dos perfis apresentados no estudo, o viajante Marco Polo é um que se adapta bem ao perfil do viajante corporativo brasileiro, de acordo com o diretor comercial de Corporações para a América Latina da Amadeus, Augusto Ohashi (foto abaixo).
Divulgação

“Isso considerando o fato de termos muitos passageiros que se destacam pelo constante uso da tecnologia e possuem características emotivas e extrovertidas, como é observado na América Latina como um todo. Podemos dizer que o perfil Phileas Fogg também tem um pé no nosso mercado, pois o brasileiro é muito curioso e tende a sempre ampliar sua experiência para o bleisure, mesmo quando está viajando pela empresa. Ao mesmo tempo, é importante lembrar que podemos apontar essas tendências, mas não padronizar todo o mercado sob esses dois conceitos, já que com certeza temos, em menor quantidade, pessoas com os outros dois perfis”, relata Ohashi.

O executivo lembra que as políticas de viagens devem ser alinhadas com a estratégia de cada empresa, seja comercial ou de recursos humanos, mas nada impede que as corporações as adaptem para que os seus viajantes sejam melhor servidos e se sintam em casa, mesmo longe dela. “No caso da pesquisa, como observamos que os brasileiros possuem uma característica que pende para dois dos perfis, é importante que as políticas de viagem ofereçam atenção especial a eles, sem se descuidar dos outros”, destaca.

“As empresas devem estar atentas às necessidades de seus funcionários, seja por meio de pesquisas internas ou por conhecimento do mercado como um todo. E é nesse ramo que a Amadeus tem atuação especial. No caso do neuromarketing, considerando a forma como ele analisa a influência do subconsciente nas decisões dos viajantes, é fundamental que haja produção estatística nessa área”, conclui o diretor comercial de Corporações para a América Latina da Amadeus.


*Fonte: Smart Travel News

conteúdo original: http://bit.ly/2q85qgQ

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