Beatrice Teizen   |   13/03/2017 17:04

Dificuldades e desafios de empreender no mundo digital

Marcelo Blay é CEO da Minuto Seguro, empresa que inovou ao vender seguros pela internet, em 2011. Ele contou um pouco sobre como é estar neste mundo digital.

Emerson Souza
Marcelo Blay, CEO da Minuto Seguros
Marcelo Blay, CEO da Minuto Seguros

O sócio-fundador e CEO da Minuto Seguros, Marcelo Blay, falou em palestra do Fórum PANROTAS 2017 sobre a estratégia digital de sua empresa e as transformações que ela passou desde o momento de sua criação. A seguradora trabalha como intermediária, distribuindo produtos de grandes empresas, como Allianz, Mapfre e Bradesco Seguros.

Formado em engenharia mecânica, Blay trabalhou durante dez anos na Porto Seguro, foi vice-presidente operacional da Itaú Seguros e, há sete, comprou uma seguradora já existente e a transformou no negócio que é atualmente. No momento da aquisição, em 2010, sua ideia foi inovadora, já que não havia nenhuma empresa com a proposta de venda de seguros pela internet.

A Minuto Seguros não se posiciona como uma empresa on-line, pois é multicanal: sua plataforma permite que o cliente compre o produto como quiser. Com serviços via mobile, desktop e telefone, mais de 200 colaboradores trabalham na área de atendimento ao cliente. “O brasileiro não gosta de comprar seguro on-line. É um produto com linguajar técnico complicado e não é barato”, conta Blay. O tíquete médio de uma apólice custa em torno de R$ 1,8 mil. Os planos da companhia são customizados e adaptados ao perfil de cada cliente e o grande diferencial é ter um off-line de sucesso.

De acordo com o CEO, a concorrência do seguro de viagem para sua companhia é impraticável. “Vendemos de uma maneira passiva, quando os clientes estão satisfeitos com nossos outros produtos e solicitam um seguro para viajantes”, explica. Há muitas possibilidades neste setor, mas a seguradora ainda está em fase de estudo para poder se aprofundar mais para frente.

Algumas dificuldades surgiram no meio da trajetória da empresa. O desenvolvimento de sistemas, por exemplo, é muito complexo. Desde o lançamento, ficou 500% mais caro atrair clientes e não há mão de obra qualificada. Além disso, em um ambiente cada vez mais digitalizado, ficou muito mais fácil os clientes fazerem reclamações, seja em sites específicos ou redes sociais. Também é necessário um alto investimento para assegurar a proteção do site e possíveis fraudes.

Por fim, para Blay, há duas dicas essenciais para empreender no mundo digital: é necessário ter fôlego financeiro e saber que não há retorno no curto prazo.

SOBRE O EVENTO
O Fórum PANROTAS 2017 ocorre entre 13 e 14 de março, no Grand Hyatt São Paulo, e é uma realização da PANROTAS Editora. O evento tem a aliança institucional da CNC Sesc Senac e patrocínio Accor Hotels, Air France-KLM, Bahiatursa, Best Western Hotels & Resorts, Beto Carrero World, Cep Transportes, CVC, Delta Air Lines, Elo, Esferatur, Gol Linhas Aéreas Inteligentes, GJP Hotels & Resorts, Grand Hyatt São Paulo e Rio de Janeiro, Grupo Trend, GTA - Global Travel Assistance, HRS - Hotel Global Solutions, Localiza, México, Omnibees, R1 Soluções Audiovisuais, Reserve, Rio Galeão, Sabre, Sebrae, Tap Portugal, Tes Cenografia, Vice Versa Interpretação e Visit Orlando. Mais informações no www.panrotas.com.br/forum.


Tópicos relacionados