Karina Cedeño   |   07/03/2018 09:00

Dark data é a nova preocupação de companhias aéreas e hotéis

A perda desse tipo de dados pode gerar grandes prejuízos para as empresas

Dreamstime
As empresas que se preocupam constantemente com os volumes de big data que são deixados sem supervisão em seus sistemas e podem ajudar a melhorar as ofertas e a personalização de seus serviços devem ficar atentas a outro fator importante: o dark data.

Trata-se de um substrato de informações que é gerado em meio a bilhões de transações de troca de dados que ocorrem a cada segundo, podendo gerar informações relevantes sobre os mercados emergentes, as preferências dos clientes e a construção de interesse para novos produtos e serviços.

A preocupação, porém, está no fato de que, por ser existir em uma lacuna entre dados armazenados e pesquisa ativa, o dark data pode ser perdido em poucos segundos, e todo seu potencial de geração de receita desaparece com ele.

A empresa de tecnologia Datumize, baseada em Barcelona, estima que até 65% da informação competitiva útil é presa ou perdida nos dark datas.

“Os sistemas são configurados principalmente para capturar dados estruturados e, em alguns casos, uma certa quantidade de dados não estruturados, mas capturar e analisar todas essas trocas requer uma tecnologia diferente”, informou a empresa ao Tnooz.

A Datumize descobriu que os sistemas utilizados pelas agências de segurança nacional, que reúnem uma visão panorâmica das trocas diretas e indiretas de dados estruturados e não estruturados, também podem ser úteis para corporações e implantados de forma relativamente barata.

Confira, a seguir, como companhias aéreas e redes hoteleiras estão aplicando essas tecnologias para favorecer seus negócios:

USOS DO DARK DATA

Para a indústria aérea e de hospitalidade, esse dado pode ser muito útil. Rastrear atividades e movimentos dos hóspedes nos hotéis traz uma visão mais precisa de como eles utilizam serviços e instalações, como café da manhã e wi-fi, para a determinação de horários de pico no check-in e para entender como o aplicativo para celular é utilizado por eles.

Com essas informações, o hotel sabe como melhor alocar a equipe, como aprimorar as ofertas auxiliares, determinar melhorias necessárias na infraestrutura da internet em diferentes propriedades e otimizar seu serviço para dispositivos móveis.

Já para as companhias aéreas, esses dados escondidos auxiliam na obtenção de uma visão holística da busca de voos pela internet, GDS, meta-search e OTAs. Ao reunir as informações, é possível identificar serviços e rotas aéreas desejadas, mas não disponíveis, melhorar a competitividade de tarifas e demanda de serviços adicionais, como hotel e aluguel de carros, além de ter uma noção do tráfego diário de um aeroporto para medir o desempenho de horário.

Neste âmbito, o sistema da Datumize descobriu que 29% das buscas eram para rotas atualmente operáveis, nas quais a companhia aérea não oferece serviços de voo dentro dos horários solicitados pelos clientes. Sabendo disso, as transportadoras puderam avaliar suas operações para melhor atender às necessidades dos clientes. Segundo a empresa, a captura da dark data resultou em um impacto de 4% na receita.


*Fonte: Tnooz

conteúdo original: http://bit.ly/2FmkyfC

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