Leonardo Ramos   |   14/03/2018 10:43

Inteligência artificial e unificação de apps são abordados no ITB Berlin; confira

Uso de inteligência artificial na automação dos sites dos fornecedores, e ainda a unificação de serviços turísticos em um único app foram abordados no ITB Berlin; confira

A ITB Berlin, convenção que aconteceu de 8 a 11 de março na capital alemã, buscou trazer a tona temas relacionados à disrupção no setor de viagens. Novas soluções foram apresentadas para o mercado, como o uso de inteligência artificial na tradução e distribuição dos fornecedores, e ainda a unificação de serviços em um único aplicativo ou plataforma.

Confira abaixo duas soluções abordadas durante a feira em Berlim:

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA TRADUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO

Reprodução / Pixabay
Inteligência artificial pode assumir a maior parte do trabalho de tradução e distribuição dos fornecedores, ao identificar os usuários, sua linguagem e o que buscam
Inteligência artificial pode assumir a maior parte do trabalho de tradução e distribuição dos fornecedores, ao identificar os usuários, sua linguagem e o que buscam
As cadeias de hotéis, as plataformas de reservas hoteleiras, os operadores de cruzeiros e as companhias aéreas compartilham do mesmo desafio na hora de criar seu site: como projetá-lo com informações para um público específico, na sua língua correspondente, e apresentá-lo para que os usuários recebam apenas a quantidade certa de conteúdo relevante.

Durante a ITB Berlin, o VP da empresa gerenciamento de conteúdo e idiomas SDL, Kevin Ashbridge, apresentou algumas das soluções que considera viáveis - sendo a principal delas o uso da inteligência artificial (IA). Para ele, o uso da automatização dos processos através da IA "custa menos, e acelera consideravelmente as coisas" ao identificar as "pegadas" que o usuário em questão deixou na internet e assim prover as informações que ele quer, como passagens ou diárias específicas em hotéis, e na linguagem correta, ao traduzir para o idioma do cliente.

A inteligência artificial pode, assim, assumir a maior parte do trabalho de tradução e distribuição dos fornecedores segundo Ashbridge - algo que as soluções criadas pela SDL já fazem, e que de acordo com ele são usadas por metade das 10 maiores companhias aéreas e das principais cadeias hoteleiras em todo o mundo.

UNIFICAÇÃO DE SERVIÇOS
Dreamstime
Unificar apps de táxi, acomodações, passagens aéreas e reservas de restaurantes em uma única plataforma é uma das soluções apresentadas no ITB Berlin
Unificar apps de táxi, acomodações, passagens aéreas e reservas de restaurantes em uma única plataforma é uma das soluções apresentadas no ITB Berlin
Outra solução abordada no ITB Berlin - essa válida para todos os fornecedores - é unir em uma só plataforma todos os serviços turísticos. Segundo o secretário-geral da Masai, Jorge Vieira da Silva, fazer uso de aplicativos individuais para cada passo da viagem - como pedir um táxi, reservar passagens ou uma diária de hotel - pode ser tedioso e dar mais trabalho. "Então, se eles existem, por quê não podemos combiná-los em apenas um app?", argumentou Silva.

O executivo apresentou no ITB Berlin uma das soluções possíveis, o projeto Masai, algo descrito por ele como um concierge digital em que os provedores de serviços turísticos podem oferecer os produtos aos seus clientes de maneira integrada - ou seja, transporte, acomodação, alimentação, eventos, atividades... Todos poderão ser acessados e reservados através de uma mesma plataforma.

"Nossa ideia é tornar a viagem tão suave e sem problemas quanto possível", explicou o secretário-geral da Masai "Os clientes não devem mais ter que alternar aplicativos o tempo todo. A experiência do cliente não pode mais ser fragmentada e deve dar lugar, em vez disso, a uma experiência de viagem perfeita", finalizou Jorge Vieira da Silva.

O novo serviço da da Masai já está funcionando em Nice, no sul da França, e em Cascais em Portugal, e é co-financiado pela União Europeia.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Leonardo Ramos

Leonardo Ramos tem 1844 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS