Leonardo Ramos   |   14/03/2018 10:43

Inteligência artificial e unificação de apps são abordados no ITB Berlin; confira

Uso de inteligência artificial na automação dos sites dos fornecedores, e ainda a unificação de serviços turísticos em um único app foram abordados no ITB Berlin; confira

A ITB Berlin, convenção que aconteceu de 8 a 11 de março na capital alemã, buscou trazer a tona temas relacionados à disrupção no setor de viagens. Novas soluções foram apresentadas para o mercado, como o uso de inteligência artificial na tradução e distribuição dos fornecedores, e ainda a unificação de serviços em um único aplicativo ou plataforma.

Confira abaixo duas soluções abordadas durante a feira em Berlim:

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA TRADUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO

Reprodução / Pixabay
Inteligência artificial pode assumir a maior parte do trabalho de tradução e distribuição dos fornecedores, ao identificar os usuários, sua linguagem e o que buscam
Inteligência artificial pode assumir a maior parte do trabalho de tradução e distribuição dos fornecedores, ao identificar os usuários, sua linguagem e o que buscam
As cadeias de hotéis, as plataformas de reservas hoteleiras, os operadores de cruzeiros e as companhias aéreas compartilham do mesmo desafio na hora de criar seu site: como projetá-lo com informações para um público específico, na sua língua correspondente, e apresentá-lo para que os usuários recebam apenas a quantidade certa de conteúdo relevante.

Durante a ITB Berlin, o VP da empresa gerenciamento de conteúdo e idiomas SDL, Kevin Ashbridge, apresentou algumas das soluções que considera viáveis - sendo a principal delas o uso da inteligência artificial (IA). Para ele, o uso da automatização dos processos através da IA "custa menos, e acelera consideravelmente as coisas" ao identificar as "pegadas" que o usuário em questão deixou na internet e assim prover as informações que ele quer, como passagens ou diárias específicas em hotéis, e na linguagem correta, ao traduzir para o idioma do cliente.

A inteligência artificial pode, assim, assumir a maior parte do trabalho de tradução e distribuição dos fornecedores segundo Ashbridge - algo que as soluções criadas pela SDL já fazem, e que de acordo com ele são usadas por metade das 10 maiores companhias aéreas e das principais cadeias hoteleiras em todo o mundo.

UNIFICAÇÃO DE SERVIÇOS
Dreamstime
Unificar apps de táxi, acomodações, passagens aéreas e reservas de restaurantes em uma única plataforma é uma das soluções apresentadas no ITB Berlin
Unificar apps de táxi, acomodações, passagens aéreas e reservas de restaurantes em uma única plataforma é uma das soluções apresentadas no ITB Berlin
Outra solução abordada no ITB Berlin - essa válida para todos os fornecedores - é unir em uma só plataforma todos os serviços turísticos. Segundo o secretário-geral da Masai, Jorge Vieira da Silva, fazer uso de aplicativos individuais para cada passo da viagem - como pedir um táxi, reservar passagens ou uma diária de hotel - pode ser tedioso e dar mais trabalho. "Então, se eles existem, por quê não podemos combiná-los em apenas um app?", argumentou Silva.

O executivo apresentou no ITB Berlin uma das soluções possíveis, o projeto Masai, algo descrito por ele como um concierge digital em que os provedores de serviços turísticos podem oferecer os produtos aos seus clientes de maneira integrada - ou seja, transporte, acomodação, alimentação, eventos, atividades... Todos poderão ser acessados e reservados através de uma mesma plataforma.

"Nossa ideia é tornar a viagem tão suave e sem problemas quanto possível", explicou o secretário-geral da Masai "Os clientes não devem mais ter que alternar aplicativos o tempo todo. A experiência do cliente não pode mais ser fragmentada e deve dar lugar, em vez disso, a uma experiência de viagem perfeita", finalizou Jorge Vieira da Silva.

O novo serviço da da Masai já está funcionando em Nice, no sul da França, e em Cascais em Portugal, e é co-financiado pela União Europeia.

Tópicos relacionados