Karina Cedeño   |   29/03/2018 15:32

Veja quais tecnologias estão sendo desenvolvidas para gestão de despesas

As empresas de tecnologia de gerenciamento de despesas começam a testar ferramentas mais poderosas e ousadas para o mercado

Dreamstime
A conclusão de um relatório de despesas após uma viagem corporativa ainda tende a ser um processo longo e irritante para muitos dos viajantes corporativos. Isso porque procurar recibos, tirar fotos, enviá-los para um aplicativo e, em seguida, lidar com a espera por uma aprovação rápida não é um processo fácil.

Embora muitas empresas tenham se preparado para usar aplicativos em vez de planilhas, ainda há um longo caminho para que os provedores de tecnologia de despesas busquem uma experiência verdadeiramente perfeita para os usuários.

As corporações estão agora atrás de soluções que integrem a gestão de despesas com análises mais robustas, e as empresas de tecnologia de gerenciamento de despesas, antes conservadoras, começam a testar tecnologias mais poderosas e ousadas para o mercado.

As ferramentas integradas de reserva de viagens foram apenas o começo da evolução do que os provedores de despesas pretendem para o futuro, de acordo com executivos. Agora, técnicas como machine learning e inteligência artificial estão sendo implantadas para corrigir os problemas que tornam o controle de despesas mais difíceis para os viajantes e seus gestores.

"Demorou algum tempo para a indústria realmente abraçar o conceito e começar a perceber o valor da integração de viagens e despesas, o que é engraçado, considerando que cerca de 70% das despesas são gastos em viagens", afirmou o diretor de Produtos do Sap Concur, Tim MacDonald.

“Antes havia dois departamentos muito diferentes, com abordagens diversas para gerenciar seus programas. Agora, a grande maioria de nossos clientes procura a integração de viagens e despesas. É o foco de toda a indústria”, afirmou MacDonald.

“Houve também uma mudança de mentalidade: antes a questão era ‘devemos automatizar nossos relatórios de despesas e nos livrar da planilha?’, e agora a dúvida é: ‘sabemos que precisamos automatizar isso, qual sistema devemos escolher?’", explica o CEO da empresa Certify, Bob Neveu.

As grandes empresas de tecnologia de despesas sempre perseguiram clientes em massa no passado, mas nos últimos anos houve uma mudança no sentido de trabalhar com empresas menores e em crescimento. "Muitas vezes, você pega uma empresa com 100 funcionários e há uma boa chance de que ela não seja bem gerenciada em termos de viagens", afirmou Neveu. “Isso porque vemos cada vez que as empresas têm certeza de que sabem para onde um funcionário está indo e de que reservaram o voo mais barato, enquanto na verdade precisam da ajuda de uma ferramenta inteligente para isso”, explicou o executivo.

Técnicas de big data e learning machine estão facilitando a identificação dos insights necessários para criar uma política de viagens mais inteligente. A Sap Concur recentemente introduziu uma solução que permite aos gestores acompanharem os gastos de viagem quase em tempo real, dando uma visão mais ampla das viagens conforme elas acontecem. A empresa também está trabalhando em algoritmos de learning machine para verificar fraudes e garantir que cada despesa seja destinada à categoria correta.

Há também novas tentativas de integrar pagamentos diretamente com relatórios de despesas, além do lançamento automático de transações com cartão de crédito. A Certify fez recentemente uma parceria com a Western Union para ajudar os viajantes a efetuar pagamentos fora dos Estados Unidos sem um cartão de crédito.

Como as viagens de negócios continuam a aumentar em todo o mundo, será fascinante acompanhar quais dessas inovações serão mais bem-sucedidas.


*Fonte: Skift

conteúdo original: https://bit.ly/2GE8HNP

Tópicos relacionados